
Nesta quinta (27), representantes da Prefeitura de Garanhuns estiveram em Brasília para receber uma nova ambulância destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. No último dia 14, o município recebeu do Governo Federal outros dois veículos, que já estão integrando a frota do serviço.
A secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, representou o município, junto ao diretor de Transportes da Saúde, Anderson Valença. “Ficamos muito felizes em ter mais uma demanda do nosso município atendida pelo Governo Federal. Não é simplesmente uma ambulância do Samu: é um equipamento que salva vidas”, declarou a gestora.
A ampliação da frota foi viabilizada pelo Novo Pac, que destinou mais de R$ 50,4 milhões para a entrega de 156 veículos para todo o Brasil. O evento contou com a participação do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que comentou: “O que estamos fazendo aqui hoje é fortalecer esse serviço que salva vidas e reduz o tempo de espera por atendimento. É mais do que entregar ambulâncias. Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o Samu”.
O processo foi acompanhado pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB), que recepcionou a comitiva garanhuense em Brasília. Parceiro da gestão municipal, o parlamentar, que já destinou mais de R$ 117 milhões para Garanhuns, comemorou a conquista. “Tenho muito orgulho, através do nosso mandato, de ser parceiro da saúde de Garanhuns. Logo teremos o Hospital do Amor, uma UTI Pediátrica e o Hospital Municipal de Garanhuns”.