
A Prefeitura de Toritama promoveu, na manhã desta sexta (28), uma coletiva de imprensa para anunciar os detalhes do 23º Festival do Jeans, maior evento do município, que durante quatro dias recebe representantes do setor industrial da moda de todo o país. O evento, que faz parte do calendário de moda nacional associa desfiles, rodada de negócios e shows com atrações locais e nacionais.
O FTJ deste ano terá sua abertura oficial em 30 de abril e segue até 3 de maio. A programação das apresentações musicais começa na quinta-feira, dia 1º de maio. Confira a lista de shows no fim da matéria.
Para este ano, o investimento será recorde. O município conseguiu alcançar o maior valor em patrocínio estadual, federal e também privado. Os números ainda estão sendo fechados, mas por parte do Governo do Estado a Prefeitura de Toritama conseguiu articular mais que o dobro de recursos do ano passado, subindo de R$ 300 mil para R$ 650 mil conquistados através da Adepe, Empetur, Secretaria de Turismo e Lazer e NTCPE.
Também foram conquistados investimentos federais, através da Caixa Econômica e do Banco do Nordeste, com cotas que variam entre R$ 200 e R$ 400 mil. Em recursos próprios, o municipio está aplicando cerca de R$ 800 mil na promoção de negócios, além dos investimentos nos shows, que também contribuem com a movimentação financeira para pequenos empreendedores.
“Em relação à economia, o evento está sensacional. Todos os hotéis lotados, toda a parte de infraestrutura, toda essa parte de comércio local completa. Então, nós temos um grande investimento e a previsão é que nós possamos ter também um grande número de arrecadação. Posterior ao festival, vamos divulgar o balanço geral da movimentação da economia”, explicou o prefeito Sérgio Colin.
O secretário de Gestão Estratégica, Edilson Tavares, também destacou que a maior parte do evento é custeado pelos negócios que se inscrevem para participar. Somente nos desfiles, que contarão com 30 empresas, o investimento total aplicado pelo setor privado é de R$ 450 mil, fora os pontos de ativação, stands e outras formas de participação no evento.
“Talvez esse seja o segredo do nosso sucesso ou a principal razão, que é a participação das empresas, a participação da prefeitura e também do Governo do Estado”, disse o secretário. “A gente entende que o entretenimento é importantíssimo, mas a gente precisa agregar o nosso negócio ao Festival do Jeans, para não ser apenas isso. Então, tem o festival [show], mas tem o negócio. O Festival do Jeans é a maior plataforma de promoção do nosso Polo de Confecções de todo o estado. Hoje, é a maior passarela de moda do Brasil”, complementou.
Programação de shows do 23° FTJ:
Quinta (1º)
- Pagode JM (artista local)
- Eric Land
- Atração surpresa (nacional)
Sexta (2)
- Larissa Martins (artista local)
- Priscila Senna
- Iguinho e Lucinha
Sábado (3)
- Wenya Gomes (artista local)
- Tarcísio do Acordeon
- Léo Foguete