
Nesta terça (1º), a Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retomou seus trabalhos sob a presidência da deputada Rosa Amorim (PT). Com a presença dos parlamentares Wanderson Florêncio (SD), Socorro Pimentel (UB) e Henrique Queiroz Filho (PP), a reunião distribuiu 22 projetos de lei para elaboração de pareceres.
Além disso, Rosa fez um relato da sua visita à China. “Foi uma experiência super interessante. Nós estamos inclusive no processo de discussão sobre a construção da fábrica de bioinsumos para o estado de Pernambuco. Essa tecnologia que vem sendo produzida na China resolve três problemas: o que fazer com o que sobra de matéria orgânica; transforma isso em fertilizante num país que hoje importa 80% dos seus fertilizantes, que é a realidade do Brasil hoje; e, por último, nós conseguimos fazer isso impulsionando o processo de transição ecológica”, explica.
A Comissão também debateu alguns projetos de lei, a exemplo do nº 2058/2024, que Institui a Política de Revitalização das Bacias Hidrográficas em Pernambuco; o PL nº 2085/2024, que cria a Política Estadual de Incentivo à Implementação de Telhados Verdes no Estado de Pernambuco e a proibição da queima de resíduos sólidos ao ar livre através da Política Estadual de Resíduos Sólidos, entre outros projetos.