Coluna do sábado: fratura exposta

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
5 de abril de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Não é novidade para ninguém que as principais lideranças do MDB em Pernambuco não falam a mesma língua há um tempo. Mas foi nesta sexta (4) que o clima de disputa interna foi revelado, com acusações sobre o uso da imagem do ex-senador Jarbas Vasconcelos.

O clima da disputa para o Governo de Pernambuco em 2026 tem contagiado os partidos políticos e no MDB não é diferente. A legenda vai eleger em breve o presidente e a nova composição da executiva estadual, que determinará o palanque em que a sigla vai subir na próxima eleição. 

A sobrevivência política de integrantes das alas existentes no MDB-PE passa pela escolha de quem vai comandar o partido. Enquanto alguns membros ligados a Raul Henry e Paulo Roberto, defendem apoiar o prefeito João Campos (PSB) para o Executivo estadual, o seguimento liderado por Fernando Dueire e Jarbas Filho, indicam simpatia pelo projeto da governadora Raquel Lyra (PSD).

O escalonamento da tensão entre os grupos pode arranhar a imagem do partido, que sempre foi considerado uma grife. Para além das dissidências eleitorais existentes é necessário preservar o legado deixado por Jarbas, maior nome do MDB em Pernambuco. 

Força política – Um grupo de políticos pernambucanos recebeu ontem (4), em Belo Jardim o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele foi conhecer de perto a expansão da Moura, fábrica de baterias, que atua no ramo há mais de 65 anos.

Comando – A presidente da Câmara de Cortês, Letícia Borba, recebeu do ministro Silvio Costa Filho e de Samuel Andrade a missão de assumir a presidência da juventude do partido Republicanos em Pernambuco. O anúncio foi feito ontem (4), nas redes sociais.

Geração de empregos – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (SD), celebrou a instalação da Eucatex Nordeste no município. Com um investimento de R$ 340 milhões na cidade, 871 novos postos de trabalho serão gerados.

PEC das emendas – Nesta segunda (7), os deputados se reunirão com o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), para debater a sugestão apresentada pelo Governo do Estado ontem (4). A coluna apurou que a proposta apresentada está longe do que propõe a PEC.

Aceno político – O presidente da Alepe e do PSDB-PE, Álvaro Porto, deve comparecer hoje (5) ao Congresso Estadual do PSB, que vai reconduzir o deputado Sileno Guedes ao comando da sigla. A presença do tucano é um gesto a João Campos (PSB).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO