
Poucos dias depois da vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e vice-prefeitos anunciarem o desembarque do PSDB, após a intervenção nacional, a governadora Raquel Lyra (PSD) comanda, nesta segunda (7), um ato de filiação de lideranças de todo o estado ao PSD.
A agenda também servirá como uma resposta aos discursos contra Raquel e o seu governo no Congresso Estadual do PSB no último sábado (5). O evento, que teve um clima de convenção partidária serviu para fortalecer o nome de João Campos (PSB) para a disputa em 2026.
Caso todos os 32 prefeitos que deixaram o PSDB na última semana ingressem hoje no PSD, o partido liderado por Raquel Lyra no estado saltará para 56 gestores. A filiação em massa revela que a governadora e sua equipe política não estão inertes aos movimentos que refletem na próxima eleição.
Força política – Sabendo da importância que tem para o PSD o ato de filiação, o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, desembarcará hoje (7) no Recife para o evento comandado pela governadora Raquel Lyra (PSD). Em 2024 o partido foi quem mais elegeu prefeitos em todo o país.
Proclamado – No Congresso Estadual do PSB, no último sábado (5), João Campos (PSB) foi aclamado como maior liderança nacional do partido. O prefeito vai marcar presença em cinco encontros da sigla pelo país: Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Posição de oposição – O prefeito João Campos (PSB) começou a se colocar firmemente no campo de oposição, papel que deixava para seus correligionários. No último fim de semana, criticou a saúde estadual, o programa Ganhe o Mundo e garantiu que o PSB faria uma “grande oposição”.
Combinação – Durante o congresso do PSB, que aconteceu no último sábado (5), o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), que estava vestido de azul, brincou com o presidente do PSDB, Álvaro Porto, presente no evento, sobre ter usado a cor para homenageá-lo. Rival do deputado garanhuense Izaías Régis (PSDB), ele celebrou a “mistura” do azul tucano com o amarelo socialista.
Ausência – Em meio às polêmicas sobre a disputa interna do MDB, o ex-deputado e presidente estadual da legenda, Raul Henry, faltou ao Congresso Estadual do PSB no sábado (5). Uma fonte revelou à coluna que ele estava no interior em busca de apoios para a eleição do seu partido.