
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que é aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), enviou um ofício à gestora solicitando a revogação do decreto que determina a desativação do 20º Batalhão da Polícia Militar em São Lourenço da Mata.
O documento publicado esta semana pela governadora prevê que a sede de policiamento da região seja transferida para Camaragibe. O município de São Lourenço é comandado por Vinícius Labanca (PSB), ligado ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), enquanto Camaragibe tem Diego Cabral (Republicanos), que revelou estar na base da governadora Raquel Lyra.
Da Fonte, que comanda o principal partido aliado da chefe do Executivo, pediu não apenas que o batalhão permaneça em São Lourenço, mas que um novo seja construído em Camaragibe, sem prejuízos de fechamento ao primeiro, “assegurando que ambas as cidades sejam atendidas adequadamente”.
“Pernambuco enfrenta índices alarmantes de homicídios e crimes violentos, exigindo mais investimentos em efetivo e infraestrutura policial e não a redução ou realocação de batalhões já consolidados. Nesse sentido, é essencial que o estado adote uma política de expansão da segurança pública, com a criação de novas unidades, sem desmontar as já existentes”, diz Dudu da Fonte no documento endereçado à governadora.