Pernambuco reativa setor de combate à tortura em penitenciárias e fundações socioeducativas

Notícias
Por Karol Matos
24 de abril de 2025 às 12h00min
Foto: Divulgação/CNJ

Desativado desde 2023, o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura começou a ser reativado pela governadora Raquel Lyra (PSD). Além de criar novos cargos no setor, seis pessoas foram nomeadas como comissionados para assumir a função de assessor técnico da estrutura ligada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

O MEPCT é instituído em cada um dos estados brasileiros e atua em conjunto com o mesmo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O setor é composto por 6 membros com notório conhecimento na área, reputação ilibada, atuação e experiência na defesa dos direitos humanos em relação ao combate e prevenção à tortura. O grupo atua realizando periodicamente ações e vistorias em penitenciárias, fundações socioeducativas e abrigos, com o intuito de combater a tortura e outras formas de maus-tratos.

Dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional, divulgados pelo portal UOL, informam que Pernambuco tem atualmente 38 mil internos, sendo que 29 mil estão custodiados em presídios. Recentemente, o Ministério Público de Pernambuco foi provocado pelo Comitê Estadual de Combate à Tortura – formado por entidades e sociedade civil. O MPPE cobrou, através de ação judicial, que o Estado abrisse um edital para realizar uma seleção voltada à reativação do setor de combate à tortura.

Nesta quinta (24), o Diário Oficial do Estado trouxe seis nomeações de assessores técnicos de Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, no âmbito da Secretaria de Justiça. O Blog Cenário questionou a pasta sobre quando começará a atuação destes novos integrantes e como serão feitas as vistorias, mas até o momento, não houve um retorno.

Confira abaixo os nomeados:

Cleyson Rodrigues dos Santos
Cássia Regina Magalhães Guerra de Alcântara
Antônio Carlos Teixeira da Silva
Michelly Farias Rocha
Jorge da Costa Pinto Neves
Maurício Bezerra Alves Filho

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO