Ao comentar sobre pautas travadas, Raquel diz que tem “relação de confiança” com Alepe

Notícias
Por Karol Matos
25 de abril de 2025 às 14h25min
Foto: Karol Matos

Durante coletiva de imprensa após a posse do novo presidente do Porto de Suape, no fim da manhã desta sexta (25), a governadora Raquel Lyra (PSD) foi questionada, mais uma vez, sobre a situação das pautas enviadas pelo Executivo que estão travadas na Assembleia Legislativa. Uma delas é referente ao novo empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o Estado e a outra é a indicação do novo administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Ambas ainda não foram analisadas na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, formada por maioria oposicionista. Além de questões relacionadas às próprias pautas, os parlamentares também tem dado um “castigo” ao Palácio, devido às emendas parlamentares remanescentes, que ainda não foram pagas. Na entrevista, a governadora afirmou que não crê que este seja o motivo. Ela também pontuou que tem uma relação de “confiança” com a Alepe.

“A gente tem trabalhado muito pelo pagamento de emendas. Não acredito que se segure uma votação de projetos importantes em razão de fluxo de pagamento de emendas parlamentares que está sendo feito. Somos o governo que mais pagou emenda parlamentar na história de Pernambuco, num volume 10, 30 vezes mais alto do que foi feito no passado. A gente tem uma relação de confiança com a Assembleia Legislativa, que tem garantido investimentos. Inclusive, somos cobrados por eles, então, não tenho dúvida nenhuma de que, em breve, teremos os investimentos aprovados”, disse.

Especificamente sobre o empréstimo: o projeto até chegou a ser distribuído na CCLJ, mas ainda não foi à votação porque o relator, deputado Waldemar Borges (PSB), enviou um ofício solicitando que o Estado faça uma prestação de contas da utilização de operações de crédito autorizadas anteriormente. Enquanto o documento não chegar, os deputados garantem que não votarão a proposta. Segundo Raquel Lyra, os dados já foram enviados.

“Já enviamos sim e é importante dizer que todos os nossos investimentos estão no Portal da Transparência e de maneira muito clara são noticiados por nós passo a passo. É claro que cada informação que a Assembleia Legislativa nos solicitar, a gente vai encaminhar, mas é importante dizer que nós temos hoje em processo de licitação algo em torno de R$ 3 bilhões de investimento. A gente se preparou para isso”, afirmou a governadora, destacando a boa saúde financeira que o Estado possui para contrair novas operações.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO