
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai aproveitar o “feriadão” para reforçar o diálogo com aliados no interior de Pernambuco. Além de visitar municípios estratégicos, montou um ponto de apoio em Caruaru para receber lideranças locais.
O movimento acontece após Costa Filho ter suas bases politicas alvo de investidas por colegas da bancada federal, o que levou a reassumir o comando do Republicanos no estado. O ministro precisa atestar força e presença junto ao seu eleitorado.
Em paralelo ao projeto de disputar o Senado, Silvio tem trabalhado a candidatura do irmão, Carlos Costa, para a Câmara Federal, como uma forma de tentar ampliar a influência política da família. Ao assumir a linha de frente das articulações, o ministro busca consolidar sua liderança regional e blindar seus redutos eleitorais.
Presente – Como parte das comemorações do aniversário de 161 anos de Salgueiro, o deputado Joãozinho Tenório (PRD) entregou ao município dois ônibus escolares conquistados por meio de seu mandato, em parceria com a governadora Raquel Lyra (PSD). O parlamentar tem sido um verdadeiro parceiro do prefeito Fabinho Lisandro (PRD).
Conjunturas – Um dia após dialogarem sobre o cenário estadual com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), os deputados e líderes do PP em Pernambuco, Eduardo e Lula da Fonte, foram à mesa com o senador Humberto Costa e o deputado Carlos Veras, ambos do PT. As costuras seguem a todo vapor.
Insegurança – Tem virado rotina no Recife o compartilhamento de vídeos com cenas de assalto. A população não pode ficar refém de bandidos que não escolhem mais dia, local e horário para praticar os crimes. As forças de segurança do Estado precisam tomar medidas urgentes.
Escolha – O Planalto anunciou que o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será procurador federal Gilberto Waller Júnior. A escolha foi feita pelo presidente Lula, mas tradicionalmente cabe ao ministro da Previdência Social. a nomeação foi assinada pela ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior.
Mensagem – Nesta quarta (30), véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Lula (PT) disse durante pronunciamento em cadeia nacional que o governo irá aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, a chamada escala 6X1, que hoje permite seis dias de trabalho e um de descanso.