
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), reuniu todo o seu secretariado, na manhã deste sábado (17), e definiu o planejamento de ações preventivas para os próximos dias caso o município enfrente excesso de chuvas nos próximos dias.
A elaboração do plano de contingência já estava sendo feita pela gestão municipal desde o início do ano e foi ajustada e finalizada após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir, ontem, um comunicado de acumulado de chuva com grau de severidade considerado como “perigo potencial”, com acúmulos pluviométricos de 20 a 30 milímetros por hora, podendo atingir 50 milímetros por dia, e com risco de alagamentos e deslizamentos em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).
“O nosso gabinete de monitoramento, gerenciado pela Secretaria de Defesa Civil, vem inspecionando as áreas de risco e acompanhando em tempo real todas as previsões dos órgãos climáticos, como a Apac e o Inmet. Não tivemos nenhuma ocorrência grave nesses últimos dias de chuvas e 90% das áreas de risco de Camaragibe estão protegidas por lonas. Mas diante das novas previsões do tempo fechamos um pacote de ações de contingência em caso de necessidade“, declarou Diego Cabral.
De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe, um abrigo para 50 pessoas já foi definido pela Prefeitura com mesmo número de camas e colchões, em um ginásio municipal. Duas escolas da rede de ensino também já foram definidas pela Secretaria de Educação e estão de prontidão para ceder seus espaços em caso de eventualidades. Já a pasta da Assistência Social fechou um planejamento de alimentação diário com três refeições e três lanches para famílias que necessitem de atendimento, auxiliada pelos servidores da Cozinha Comunitária.
As secretarias de Infraestrutura e Segurança Pública, com a participação efetiva da Guarda Civil Municipal, também desenvolveram um roteiro de atividades para subsidiar a Defesa Civil caso o município decrete estado de calamidade, incluindo o patrulhamento do trânsito e limpeza de canais e vias públicas. Já a pasta da Saúde conta com um protocolo de atendimento e orientações aos profissionais das unidades médicas em caso de emergências.
“Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil já estão atuando de forma permanente nas comunidades, fazendo a prevenção de riscos e desastres, de maneira que o município dê uma resposta rápida, caso as previsões se confirmem. Esse trabalho integrado entre as secretarias é muito importante no sentido de dar velocidade às ações planejadas. As equipes técnicas da Defesa Civil estão preparadas caso as previsões se confirmem“, explicou o secretário de Defesa Civil, Coronel Luciano Fonsêca.
A pasta reforça que a população também tenha um papel fiscalizador em áreas vulneráveis, evitando enfrentar o mau tempo e observando a alteração nas encostas. Em caso de urgência, a população pode acionar a Defesa Civil através dos números (81) 2129-9564, 99945-3015 (WhatsApp) e 153 (Central da Guarda Civil Municipal).