
Em um evento que reuniu dezenas de produtores e segmentos culturais, o prefeito Simão Durando (UB) lançou, nesta terça (20), o Sistema Municipal de Cultura. O arcabouço anunciado reúne o fundo de cultura, plano municipal, cartilha, conselho e o recém-criado mapa cultural para fortalecer as políticas públicas em defesa da identidade do povo petrolinense. A oficialização do Sistema de Cultura representa um momento histórico para fechar um conjunto de ações e investimentos para o setor cultural.
O prefeito Simão Durando destacou a transformação vivida pela cidade nos últimos anos no campo da cultura. “Em 2016, não tínhamos políticas públicas de valorização a cultura. Hoje, com muito trabalho e diálogo com a classe artística, conseguimos estruturar um sistema completo. O lançamento do Sistema Municipal de Cultura representa mais do que um conjunto de ferramentas institucionais. É a valorização das raízes, da diversidade e da potência criativa do povo petrolinense”, concluiu.
Durante o encontro, Simão apresentou à classe artística um conjunto de ações futuras. Entre os anúncios mais aguardados, está a conclusão do Teatro Municipal de Petrolina, uma obra emblemática que promete se tornar um novo marco para a história cultural da cidade. Visivelmente emocionado, o prefeito também lembrou do legado de seu pai, o ex-prefeito Simão Durando, reconhecido pelo seu respeito e valorização às manifestações populares. “Como filho, esse é um momento que me toca profundamente. Poder, hoje, seguir esses passos e fazer ainda mais pela cultura da nossa cidade é motivo de orgulho e responsabilidade”, ressaltou o prefeito.
O evento também foi marcado por um momento de transparência em que a equipe da Secretaria Executiva de Cultura realizou uma espécie de prestação de contas detalhada, apresentando os investimentos feitos nos últimos anos, os resultados alcançados com os editais de fomento, as ações formativas realizadas e os avanços na construção das políticas públicas.
Sobre o Mapa Cultural
Outro ponto alto da noite foi o lançamento do Mapa Cultural de Petrolina, uma plataforma digital que permite o mapeamento colaborativo dos agentes culturais da cidade, o acompanhamento de editais e a organização da agenda cultural local. A ferramenta também promove a visibilidade de espaços e eventos nos diversos territórios do município. Com esse passo, Petrolina se torna a primeira cidade de Pernambuco a contar com uma versão própria da plataforma.
Sobre a Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais
Também foi apresentada a Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais, um material didático, acessível e prático, pensado para orientar artistas e produtores na construção de propostas viáveis e estruturadas. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento técnico e ampliar as possibilidades de captação de recursos, impulsionando a economia criativa local.