
Os dez anos do surgimento dos primeiros casos de microcefalia decorrentes da infecção do Zika Vírus, epidemia que tanto afetou crianças e alterou o curso de vidas de mães e famílias em Pernambuco, estão sendo lembrados neste mês de maio. Nesta segunda (26), o grupo União de Mães de Anjos em Pernambuco (UMA), associação que atua na assistência e acompanhamento das famílias de crianças com microcefalia, promove culto ecumênico no rooftop do Shopping Tacaruna, das 17h30 às 22h.
A iniciativa da UMA tem apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco e do Shopping Tacaruna. Será uma reunião em que crianças e suas famílias poderão se reencontrar, confraternizar, agradecer e reforçar laços construídos ao longo da última década. “Rememorar a epidemia é necessário para que se jogue luz sobre a história das crianças e a luta das mães e também se reafirme direitos, cidadania e dignidade de todos os atingidos”, comenta a presidente da União de Mães de Anjo, Germana Soares.
“A Assembleia se une a outros parceiros para proporcionar momentos de celebração a essas famílias que há dez anos resistem, mobilizadas, para assegurar cuidados, dignidade e direitos às crianças afetadas pelo Zika Vírus. É hora de fortalecer este trabalho e de relembrar esta caminhada marcada por doação, resignação e solidariedade. A Casa se associou à luta das famílias e está junta neste encontro de celebração”, diz o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), que, na ocasião, será representado pelo deputado Gilmar Júnior (PV), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe.
Homenagens
No dia 30 (sexta), às 10h, a Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe promove, no auditório Sérgio Guerra, a solenidade “Dez anos da União de Anjos em Pernambuco, Uma Década de Resistência”. O encontro marcará a luta das famílias envolvidas com a questão e homenageará personalidades e entidades que colaboraram com a UMA nestes dez anos.