
Eleita em 2022 com um forte discurso de mudança, a governadora Raquel Lyra (PSD) já completou dois anos e meio de gestão com anúncios de obras, execução de programas sociais e contratação de empréstimos bilionários. No entanto, vem enfrentando dificuldades nas articulações políticas e não tem conseguido capitalizar as pautas positivas.
Com o relógio eleitoral avançando, cresce a pressão da população pernambucana por entregas que sustentem um projeto de reeleição. Na prática, Raquel tem menos de um ano para participar de inaugurações, já que a legislação eleitoral proíbe a presença de candidatos em eventos desse tipo nos três meses que antecedem o pleito.
Para ajustar a equipe e acelerar o ritmo da administração, a governadora reuniu o secretariado nesta quarta (3), em busca da tão esperada virada de chave. Raquel tem como potencial adversário em 2026 o prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional do PSB. Pesquisas já indicam que o gestor se apresenta como um nome competitivo e que a disputa deve ser acirrada.
Ritmo intenso – O vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), já tem adotado um ritmo acelerado de atividades, seja ao lado de João Campos (PSB) ou sozinho. Ontem (3), na ausência do prefeito, o engenheiro teve um dia intenso, comandando reuniões com diversas pastas da PCR.
Oportunidade – O vereador do Recife, Gilson Machado Filho (PL), comentou o ataque hacker ao sistema do Banco Central, que resultou no roubo de R$ 1 bilhão. Para ele, o episódio demonstra que também não é possível confiar nas urnas eletrônicas. O parlamentar defendeu a adoção de eleições com votos auditáveis.
Idade nova – Amigos, colaboradores e familiares se reuniram na tarde desta quinta (3) para celebrar mais um ano de vida do prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos). Emocionado, ele disse, em seu discurso, que se sente “um garoto”, com disposição para trabalhar pelo município.
Empreendimento – Com entusiasmo, o prefeito Carlos Santana (Republicanos) anunciou a chegada de uma unidade do McDonald’s em Porto de Galinhas, que vai gerar mais oportunidades de trabalho e renda para os ipojucanos. A previsão é de que a loja comece a funcionar em setembro.
Aliviados – O Ministério Público Federal (MPF) arquivou a investigação sobre as compras emergenciais realizadas pela Secretaria de Saúde do Recife durante o período da Covid-19. O episódio causou grande desgaste à imagem do ex-prefeito Geraldo Julio e do seu auxiliar na época, Jailson Correia.