Coluna da sexta: Dueire aposta nos prefeitos para alavancar nome

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
11 de julho de 2025 às 00h00min
Foto: Andressa Anholete

Considerado um senador municipalista, devido a sua aproximação com os prefeitos pernambucanos, Fernando Dueire (MDB) recebeu, ao longo da semana, o apoio de mais dois gestores: Pedro Pilota (Itaíba) e Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus). As manifestações surgem em meio a diversas dúvidas sobre as composições majoritárias.

Considerado um quadro técnico, Dueire assumiu o mandato no Senado definitivamente em setembro de 2023, quando o então titular Jarbas Vasconcelos decidiu se aposentar da vida pública para cuidar da saúde. Nesse período, o economista criou sua própria identidade e se revelou um político discreto, porém articulado e presente nos municípios.

No entanto, Fernando Dueire enfrenta um dilema partidário, já que seu grupo no MDB perdeu a eleição para o ex-deputado Raul Henry. Sem força internamente para decidir a posição do partido em 2026, as declarações dos prefeitos em apoio a sua reeleição se tornaram uma estratégia para exercer pressão sobre a direção da legenda e viabilizar sua candidatura por meio da base municipalista.

Declaração – Buscando fortalecer cada vez mais sua relação com os caruaruenses, o deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) marcou presença na filiação do prefeito Rodrigo Pinheiro ao PSD. Na ocasião, o parlamentar disse que tem gente que o chama de “forasteiro”. Ele rebateu, dizendo que, apesar de não ser de Caruaru, ama o seu povo.

Acréscimo – A deputada Débora Almeida (PSDB) esteve ontem em Garanhuns, participando da agenda do Governo do Estado em que foi anunciada a ampliação para os 184 municípios do programa Leite para Todos. Defensora dos setores da agropecuária em Pernambuco, a parlamentar classificou a ação como a “valorização” dos produtores do estado.

Orientação divina – O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, tem sido estimulado a se lançar candidato a deputado estadual, mas tem resistido pelo mesmo motivo de ter desistido da reeleição: “a orientação de Deus”. A governadora Raquel Lyra (PSD) tem insistido, mas a religião tem sido uma restrição a esse projeto.

Divergência – Embora sempre faça questão de afirmar que não está pensando em eleição, os discursos da governadora Raquel Lyra (PSD) nos eventos caminham para outro sentido. A chefe do Executivo estadual sempre faz questão de alfinetar adversários. O tom de cor das suas roupas em eventos partidários também fazem alusão à campanha (roxo, rosa e lilás).

Empolgação – Com o Governo enfrentando  dificuldades para estabelecer relações políticas, principalmente com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a vice-governadora Priscila Krause (PSD) já faz conta para 2030, como se 2026 já estivesse faturado. Durante discurso em Caruaru, estimulou a governadora Raquel Lyra (PSD) a disputar à presidência da República.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO