
Vitória de Santo Antão comemora mais um ano da Batalha do Monte das Tabocas, neste domingo (3), com atividades diversas, incluindo ações cívicas, esportivas e religiosas. Na tradicional data, a cidade relembra os 380 anos do primeiro confronto da Insurreição Pernambucana, ocorrido em 1645.
Com a vitória local consagrada, a Terra das Tabocas passou a celebrar a passagem do marco histórico com solenidades. Neste ano, por exemplo, ocorrem a 45ª Corrida das Tabocas e o 4º Passeio Ciclístico, além da missa campal conduzida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Ainda durante o evento do Três de Agosto, será realizada a procissão de Nossa Senhora de Nazaré, que inicia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Água Branca, e prossegue ao próprio Monte, onde acontecerá apresentações culturais, a partir do meio dia. A programação geral começa às 5h e pode ser conferia ao final da matéria.
“Corrida, shows, serviços e muitas outras atividades sempre são realizadas durante esse dia festivo. É uma missão nossa fazer com que a data tenha sua importância reafirmada e de convocar as pessoas para irem ao Monte, que, aliás, tem várias opções de diversão durante o ano, como as trilhas, por exemplo”, salientou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte).
O Centro Municipal Educacional Pedagógico Batalha das Tabocas (CMEP), situado no local, é um dos exemplos de valorização desse recorte da história. Constantemente, escolas municipais são levadas para passeios pedagógicos para que os alunos aprendam sobre o Sítio Histórico. “Eles fazem trilhas, oficinas e dinâmicas educativas que abordam a topografia da região, vegetação, arqueologia e os eventos históricos relacionados à batalha”, explicou o secretário de Educação, Carmelo Souza.
O prefeito do município, Paulo Roberto (MDB), tem acompanhado de perto todas as intervenções relacionadas ao Monte das Tabocas. O gestor reforça o convite e enaltece a relevância do evento.
“É um evento que todas as pessoas deveriam participar e conhecer. Venham ver de perto um capítulo de nossa história. A Batalha das Tabocas representa resistência, identidade e orgulho para o nosso povo. Aqui nasceu o sentimento nativista do povo brasileiro. Preservar esse legado é um dever coletivo. Cuidar do Monte das Tabocas, valorizar nossos símbolos históricos e manter viva a memória dos que lutaram por um futuro melhor é garantir que as próximas gerações conheçam e respeitem a história que nos trouxe até aqui”, destacou.
Confira a programação:
1º de agosto (sexta)
- Manhã e tarde – Atividades com alunos da rede municipal e comunidades
- Serviços gratuitos das secretarias
2 de agosto (sábado)
- Manhã e tarde – Atividades com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
- Serviços gratuitos das secretarias
3 de agosto (domingo)
- Praça Padre Félix Barreto – Livramento
5h – Concentração para a Meia Maratona
5h30 – Largada da Meia Maratona (21km)
Caminhada inclusiva (saindo do Livramento, indo até a Av. Mariana Amália e voltando)
Largada da Corrida de 12 km
Largada do Passeio Ciclístico
- Água Branca – Paróquia Nossa Senhora de Fátima
8h – Saída da Procissão de Nossa Senhora de Nazaré
- Monte das Tabocas
8h – Início dos atendimentos e serviços gratuitos;
9h30 – Atos cívicos;
10h30 – Missa campal presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife;
12h – Início das apresentações culturais.