Coluna da sexta: tese de palanque duplo naufraga em Pernambuco 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
15 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

A mais recente visita do presidente Lula a Pernambuco serviu como uma espécie de divisor de águas. Isso porque a governadora Raquel Lyra (PSD) priorizou compromissos do Ouvir para Mudar no Sertão, abrindo espaço para que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), brilhasse sozinho.

Desde que assumiu o comando do governo estadual, em 2023, essa foi a primeira vez que a governadora não acompanhou a visita do chefe do Planalto, levantando diversas suspeitas. Uma delas: um reposicionamento político, visando garantir o voto dos eleitores conservadores. Embora as obrigações do presidente tenham sido institucionais, os gestos falam.

Tratado como pré-candidato ao Governo do Estado, João Campos aproveitou a presença de Lula ontem (14) para reafirmar seu compromisso com o petista. O movimento tem tudo para garantir o apoio exclusivo do presidente ao gestor recifense, enterrando de uma vez por todas a tese de palanque duplo em 2026.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Sinalização – Na agenda de Brasília Teimosa, o ministro Silvio Costa Filho discursou no evento que entregou 599 títulos de propriedade e destacou o alinhamento com o presidente Lula. O gesto foi bastante comemorado por aliados, que enxergam em Silvinho um dos nomes preferidos do chefe do Planalto para o Senado.

Dia cheio – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, permanece em Pernambuco para uma série de agendas nesta sexta (15). No total, serão cinco compromissos oficiais. Um deles será no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde anunciará medidas para fortalecer o tratamento do câncer no estado.

Discurso firme – Em Ouricuri, onde o Governo do Estado realizou a segunda plenária do Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra (PSD) não poupou críticas aos seus adversários. Sem citar nomes, a chefe do Executivo estadual voltou a afirmar que seu governo não tolera corrupção e declarou qual é a relação que deseja ter com a Polícia Federal.

Sequência – O Ouvir para Mudar segue percorrendo cidades do Sertão nesta sexta (15). A comitiva liderada pela governadora Raquel Lyra (PSD) desembarca em Salgueiro e Floresta, municípios comandados por Fabinho Lisandro (PSD) e Rorró Maniçoba (PP), respectivamente. Ambos integram a base da gestora e estão na expectativa por anúncios.

Tensionamento – Quem acompanha os bastidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco tem expressado preocupação com a escalada de acusações nos últimos dias, após o anúncio da criação de uma CPI. A avaliação que tem sido feita é a de que a eleição está bastante antecipada e tem contaminado as discussões e relações internas entre os parlamentares.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO