Coluna da segunda: atuação de Alex Campos na Compesa foi positiva

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
18 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Geraldo Magela

Com um histórico de deixar boas marcas por onde passa, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, permanecerá no cargo até o fim deste mês. Ele vai assumir um novo desafio na iniciativa privada, em Brasília, a convite do ex-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Durante sua gestão, Alex liderou a implantação de projetos importantes, como as obras do programa Águas de Pernambuco e a criação da Tarifa Social Pernambucana, que passou a beneficiar mais de 500 mil famílias de baixa renda, garantindo uma cobrança mais acessível pelos serviços de água e esgoto.

O advogado também esteve à frente do processo de concessão parcial da Compesa, que está na reta final de implantação. A modelagem do projeto prevê uma parceria com a iniciativa privada, com o objetivo de ampliar os investimentos e melhorar a qualidade dos serviços prestados, especialmente no interior do estado. 

Reconhecido como um dos quadros mais qualificados do governo Raquel Lyra, Alex Campos deixa uma gestão marcada por avanços e um legado positivo em uma das áreas mais sensíveis da administração.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Confusão – Os serviços iniciais para a construção de um habitacional na antiga Vila Militar de Boa Viagem se tornaram mais uma pauta política, na disputa entre os governos João Campos e Raquel Lyra neste fim de semana. O secretário de Meio Ambiente, Daniel Coelho, chegou a ir ao local para impedir a retirada de árvores.

Embate – No dia seguinte à confusão no local destinado à construção de um habitacional em Boa Viagem, a vereadora do Recife, Kari Santos (PT), afirmou que a governadora Raquel Lyra (PSD) é contra a ação do governo Lula que visa permitir que pessoas pobres morem em área nobre. A petista chegou a chamar Daniel Coelho de “capacho”.

Mais moradia – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o secretário de Habitação do município, Felipe Curi, vão realizar, nesta segunda (18), a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Habitacional Comunidade do Bem, no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia está marcada para as 19h.

Rito – Após os blocos partidários na Assembleia Legislativa de Pernambuco definirem suas indicações para a CPI da Publicidade, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), tem até 15 dias para autorizar a instalação da comissão. O prazo para a escolha dos nove nomes se encerra nesta segunda, às 18h.

Direita dividida – Dois meses após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), lançar sua pré-candidatura à Presidência da República, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), seguiu o mesmo caminho. Ambos são críticos contundentes do governo Lula e representam uma fatia do eleitorado conservador.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO