Coluna da quarta: Diogo Moraes disposto a fortalecer o PSDB 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
20 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Novo líder do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco após recente filiação ao partido, o deputado Diogo Moraes não tem a intenção de ser apenas um instrumento de manobra que garantiu à oposição a maioria das cadeiras na CPI que vai investigar contratos firmados pelo Governo do Estado.

Em conversa com a coluna, Diogo garantiu que está disposto a ajudar a construir as chapas proporcionais para o próximo pleito, fortalecer e reconstruir um novo PSDB em Pernambuco. “Foi para isso que eu fui convocado pelo presidente Álvaro Porto”, assegurou o parlamentar.

Com a reeleição no PSB ameaçada devido à ampla concorrência com nomes competitivos, Diogo Moraes aposta no PSDB como plataforma para conquistar seu 5º mandato. O movimento também simboliza uma reconfiguração do tucanato pernambucano, que até pouco tempo mantinha um verniz governista.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Enfraquecimento nacional – Enquanto o PSDB de Pernambuco se reorganiza para sair das urnas em 2026 com um expressivo resultado, no plano nacional o partido segue definhando. Ontem (19), perdeu o único governador que restava na legenda tucana. Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, foi para o PP.

Ausente – Titular do PL na CPI da Publicidade, o deputado Nino de Enoque não participou da reunião de instalação da comissão, alegando compromisso com o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, no mesmo horário. O parlamentar foi representado por Renato Antunes, suplente da legenda.

Privacidade – Apesar de ter realizado três agendas públicas ontem (19), a comunicação da governadora Raquel Lyra (PSD) divulgou à imprensa apenas a pauta do interior, evitando a presença de profissionais nos outros dois compromissos no Recife. A avaliação é de que a gestora preferiu evitar responder sobre as últimas movimentações da oposição na Alepe.

Prioridade – Enquanto o União Brasil, partido do deputado federal Mendonça Filho, oficializava a federação com o PP em um evento nacional, o parlamentar optou por acompanhar a governadora Raquel Lyra (PSD) em Belo Jardim. A escolha revela que ele está cada vez mais distante de sua legenda e deve disputar a reeleição por outro partido.

Exposição desnecessária – Daniel Coelho tem se envolvido em diversas polêmicas nos últimos dias. Pré-candidato a deputado federal, o secretário vem acumulando uma série de episódios que não contribuem para o seu projeto. A repercussão tem sido bastante negativa e pode causar um efeito indesejado para o auxiliar da governadora Raquel Lyra (PSD).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO