Coluna da Segunda: Silvio atualiza estratégia e marca posição

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de agosto de 2025 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Lutando para ser o segundo nome ao Senado numa eventual chapa liderada por João Campos (PSB) em 2026, já que o primeiro é o do senador Humberto Costa (PT), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez um gesto importante ao PT na tarde de ontem (24), quando participou da posse do deputado federal Carlos Veras como novo presidente da legenda em Pernambuco.

Durante seu discurso no ato político e em conversa com a imprensa, Silvinho garantiu o apoio do Republicanos à reeleição de Humberto ao Senado. O anúncio soou como música aos ouvidos da militância e da cúpula petista presentes no evento, considerando que essa é a prioridade do partido e do presidente Lula. “Muito gratificante! Era muito importante que todos os outros partidos também se direcionassem nesse sentido”, declarou Veras.

Silvio Costa Filho não apenas faz um gesto ao PT, como também demarca posição dentro do seu campo político. Embora seja um nome ligado a Lula, o ministro comanda um partido de centro e disputa com Miguel Coelho (UB) a preferência de João Campos. O prefeito do Recife, por sua vez, precisa ampliar sua base e conquistar essa fatia do eleitorado pernambucano que transita entre o lulismo e setores mais moderados da direita.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Provocação – A senadora Teresa Leitão (PT) defendeu a urgência do debate eleitoral dentro do partido, visando à deliberação de um posicionamento sobre o pleito que se aproxima. Ela afirmou ser necessário que Humberto Costa (PT) componha uma chapa com condições de vencer e que defenda o presidente Lula.

Ambientados – Recém-filiado ao PT, Jesualdo Campos, marido da deputada estadual Dani Portela (PSOL), passou a integrar a direção estadual da legenda, empossada ontem (24) em evento no Recife. A posição de destaque indica que a parlamentar já está influenciando as posições do seu futuro partido.

Retorno – O ex-ministro José Dirceu (PT) será candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo. Durante evento de seu partido em Recife, ele classificou sua cassação como política e disse que agora, sem a condenação, vai para a disputa por uma questão de “justiça” e porque foi “convocado” pelo presidente Lula.

Avaliação – Para José Dirceu (PT), em uma eventual disputa presidencial, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não é invencível. Ele acredita que, sem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador não consegue sair de São Paulo. O ex-ministro também considera Lula favorito em 2026, pelo fato de a direita ainda não ter um nome consolidado.

Inovação – Seguindo as tendências de promoção de saúde e bem-estar, a OAB-PE, em parceria com a CAAPE, realizará no dia 9 de novembro uma corrida de rua voltada para a advocacia pernambucana. O evento tem como objetivo estimular hábitos saudáveis e promover a integração entre os profissionais da área.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO