Álvaro Porto garante que o Alepe Cuida percorrerá todo o estado

Notícias
Por Redação
4 de setembro de 2025 às 15h20min
Foto: Lucas Patrício

Ao acompanhar as atividades do ‘Alepe Cuida’, em Limoeiro, nesta quinta (4), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), destacou que o programa será levado aos municípios pernambucanos independentemente da coloração partidária. Porto lembrou que o programa foi criado pela presidência há três anos, mas que foi adotado por todos os deputados. 

Na medida do possível, vamos atender a todos os deputados, sem restrições. Acho que é um serviço que tem que chegar à população. Se a Alepe tem a oportunidade de fazer esses atendimentos gratuitos, quanto mais a gente levar os serviços para as cidades de Pernambuco, melhor será para o cidadão”, enfatizou.

Em dois dias de mutirão, realizado na quarta (3) e hoje, foram feitos cinco mil atendimentos à população limoeirense. De acordo com o presidente, levar saúde, bem-estar e cidadania à população é a razão de ser do programa. ”O Alepe Cuida foi adotado pelos 49 deputados. É uma iniciativa da presidência da Casa, através da Superintendência de Saúde, mas tudo é resultado de uma ação coletiva. Não fazemos nada sozinhos”, afirmou Porto. Além de Henrique Filho (PP), o deputado Jefferson Timóteo (PP) acompanhou os trabalhos em Limoeiro. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Durante os atendimentos a população teve acesso a consultas médicas com  ginecologista, dermatologista, urologista, cardiologista (com direito a eletrocardiograma) e nutricionista, além de odontologia, e oftalmologista para exames de catarata, realizados pela Fundação Altino Ventura para pacientes a partir de 55 anos. 

Também foram realizados exames como ultrassonografias de abdômen total, mama, endovaginal e tireoide, além de mamografias para mulheres entre 40 e 75 anos.  

Demanda livre
Os atendimentos sem necessidade de agendamento foram realizados por ordem de chegada e incluíram: aferição de sinais vitais como pressão arterial e glicemia pelo Colégio Grau Técnico e Colégio Santa Mônica. Durante o evento será instalado o ‘ambulatório do pé diabético’. 

O espaço, voltado para atendimento e orientação aos diabéticos, foi pensado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrente da doença.

Na área de cidadania, diversos órgãos e instituições parceiros estiveram presentes para atender à população. O Instituto Tavares Buril (ITB), por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) realizou a emissão de carteiras de identidade com isenção de taxas para a primeira via e para pessoas com mais de 60 anos. O documento foi entregue no mesmo dia para a população. A Defensoria Pública ofereceu orientações jurídicas e realizou ações judiciais de menor complexidade, como pedidos de alimentos, divórcios e investigações de paternidade. O TJPE e o CDL também participaram da ação. 

Já o Detran-PE colocou seus serviços à disposição da população. A Compesa e a Neoenergia ofereceram suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segunda via de contas. Para os empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae deram orientações sobre regularização de microempresas, obtenção de microcrédito e gestão de negócios. 

Também foi instalado um balcão de atendimento dos Correios para emitir CPF, atendimento da primeira fase de consulta de descontos indevidos do INSS, consultoria de contratos e de políticas de fretes para empreendedores.

Ouça agora AO VIVO