
Depois de quase seis meses em tramitação pelas comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o projeto que autoriza o Governo do Estado a contratar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão finalmente entra na pauta de votação do plenário nesta terça (9). A expectativa nos bastidores é de aprovação, com apoio de deputados de diferentes bancadas.
A proposta enviada pela então governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), enfrentou um percurso mais lento do que o desejado pelo Palácio do Campo das Princesas. Nos últimos meses, em agendas institucionais, Raquel Lyra (PSD) intensificou a pressão pública sobre o Legislativo, cobrando agilidade na tramitação dos projetos de operação de crédito enviados.
Já o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), retrucou as afirmações da chefe do Executivo e partiu para o ataque, acusando o Governo de não fornecer informações suficientes sobre a destinação dos recursos. Apesar da tensão entre os poderes, a oposição tem a compreensão de que novos investimentos são importantes para destravar obras em Pernambuco.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Rito – Para que a base do governo na Alepe consiga se organizar para derrubar as mudanças no projeto do empréstimo de R$ 1,5 bilhão, é preciso pedir em plenário a separação, rejeitar por maioria o substitutivo, para só então votar o texto original. Para aprovar ou reprovar é preciso maioria simples dos parlamentares presentes.
Spoiler – No mesmo dia em que a Prefeitura de Caruaru lançou o canal público de televisão, a PrefTV, foi anunciada, durante a cerimônia, a criação de uma rádio do mesmo segmento. A notícia foi antecipada pelo deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), que estava só alegria com a ampliação das ferramentas de comunicação na Capital do Agreste.
Identidade – Chamou atenção o fato da deputada Rosa Amorim (PT) ter sido anunciada como “deputada estadual de Caruaru”, no evento de lançamento do canal da PrefTV, nova emissora pública da cidade. A parlamentar, que por muitas vezes é rejeitada como sendo da cidade, comemorou a expressão que estava escrita no roteiro do mestre de cerimônia.
Intercâmbio – O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve ontem (9), no Tocantins, para trocar experiências exitosas do Recife com o governo daquele estado. Ele foi recebido pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), com quem fechou uma parceria para a modernização da gestão pública estadual, assim como aconteceu na PCR, através da Emprel.
Municipalismo – Próximo presidente da Amupe, o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), foi escolhido para comandar o Conselho Municipalista da Federação União Progressista. A definição ocorreu durante encontro de gestores e deputados e tem como finalidade fortalecer e integrar os municípios pernambucanos administrados pelo PP e União Brasil.