A pedido de Lula e Dudu da Fonte, SUS vai reduzir idade para mamografias

Notícias
Por Redação
24 de setembro de 2025 às 12h54min
Foto: Divulgação

Os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte celebraram a redução da idade mínima dos 50 para os 40 anos, para exames de mamografia através do SUS. Os deputados haviam solicitado ao Ministério da Saúde a redução da idade mínima para a realização gratuita de mamografias, devido ao elevado índice de crescimento da doença, a partir dos 40 anos.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O pedido foi acatado pelo Ministério da Saúde, que anunciou nesta terça (23), a ampliação do acesso ao exame. A decisão atende a uma demanda antiga de entidades médicas e dos parlamentares que defendem o diagnóstico precoce como a principal forma de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 74 mil novos casos da doença em 2025, e quase um quarto deles afeta mulheres entre 40 e 49 anos.

“Essa é uma vitória muito importante. O nosso pedido foi atendido e, a partir de agora, milhares de mulheres terão acesso ao exame mais cedo. Isso salva vidas e mostra que as políticas públicas tem que estar a serviço da população”, afirmou Lula da Fonte.

Atualmente, a legislação brasileira (Lei nº 11.664/2008 e Portaria nº 61/2015) garantia a mamografia gratuita apenas para mulheres entre 50 e 69 anos. Com a decisão do Ministério da Saúde, o Brasil avança em linha com recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia e de órgãos internacionais, que orientam a realização do exame já a partir dos 40 anos.

Com essa medida, Eduardo e Lula da Fonte reforçam ainda mais seu compromisso em defender mais políticas públicas de prevenção e cuidado integral da saúde da mulher, fortalecendo o SUS como referência de acesso universal.

É importante destacar a luta dos deputados para ofertar uma saúde digna e de qualidade aos pernambucanos, destinando recursos importantes para instituições, como o Hospital do Câncer, IMIP, Oswaldo Cruz, Instituto do Câncer Infantil do Agreste, Hospital do Câncer do Sertão, Hospital da Restauração, entre outros.

Ouça agora AO VIVO