
Na abertura da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que a cultura é um ativo estratégico para a Região. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), no eixo estratégico do desenvolvimento social, defende a ampliações de ações para garantia de direitos sociais, como a cultura.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Quando investimos em espaços de encontro como esta Bienal, estamos construindo uma base sólida para uma economia mais criativa, mais inclusiva e conectada com a identidade do nosso povo”, afirmou Francisco Alexandre. A Autarquia é parceira desta edição do evento, com a realização da Maratona Sudene de Inovação. A iniciativa ocorrerá ao longo de três dias dentro do Espaço Sudene, prometendo transformar ideias em negócios reais por meio de oficinas, mentorias e uma competição criativa entre jovens empreendedores.
Ao longo de toda a Bienal, o Espaço Sudene terá uma programação de palestras e workshops voltados para a inovação. “É uma satisfação promover essa iniciativa em conjunto com a Bienal do Livro. Nosso objetivo é reforçar o papel da Sudene como agente estratégico para o desenvolvimento regional por meio da inovação”, ressaltou o superintendente. De acordo com os organizadores, a expectativa é que a maratona se torne uma vitrine de talentos e ideias com potencial de impacto social e econômico.
A proposta da maratona é promover um ambiente dinâmico de colaboração e estímulo à criação de soluções inovadoras, especialmente voltadas ao setor de letramento, temática central da Bienal. Serão trabalhados dois desafios no evento: o estímulo ao Letramento no Nordeste e a maior Democratização da Leitura no Nordeste.
Podem participar estudantes, professores, profissionais e entusiastas do universo da inovação, a maratona deve reunir entre 50 e 100 participantes presenciais. A programação contempla workshops, mentorias presenciais e online, além de um Demoday, momento em que os cinco projetos finalistas se apresentarão a uma banca avaliadora. Os melhores colocados receberão prêmios e poderão ser indicados a programas de pré-incubação.
Além da maratona de inovação, a Sudene lançará o livro Conexões Regionais – Desenvolvimento Sustentável e Perspectivas, uma coletânea de artigos escritos por servidores e servidoras da Autarquia, no dia 9 de outubro, às 14h, no espaço Conexão Petrobras. Na ocasião, haverá debate com o economista José Farias e a administradora Carmen Couto, ambos da Coordenação de Estudos e Pesquisas da Sudene.