Seplag lança painel para redes municipais na redução de desigualdades educacionais

Notícias
Por Redação
22 de outubro de 2025 às 13h45min
Foto: Ed Machado

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), por meio do Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, lançou o Painel da Equidade Socioeconômica e Racial, uma ferramenta digital voltada para apoiar as redes municipais de ensino na redução das desigualdades raciais e socioeconômicas e no aperfeiçoamento da gestão educacional.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

O painel utiliza dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) para detalhar o desempenho de cada escola, com foco em dois grupos prioritários: estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) e alunos de nível socioeconômico mais baixo (NSE). O desempenho é medido pelo percentual de estudantes que alcançam o nível adequado de proficiência, englobando os níveis básico e desejável do Saepe. A ferramenta, que está disponível no link https://bit.ly/bidaequidade, facilita intervenções pedagógicas diferenciadas antes de avaliações, a exemplo do próprio Saepe.

“O objetivo é dar às redes municipais instrumentos para compreender seus desafios, planejar com base em evidências e reduzir desigualdades. Além disso, a ferramenta apoia os municípios em ações que garantem o recebimento dos recursos do Fundeb relativos aos resultados, fortalecendo a gestão e contribuindo para uma educação pública mais justa e de qualidade”, destacou Eduardo Nascimento, gerente-geral de Gestão para Resultados na Educação da Seplag-PE.

O avanço de uma escola é reconhecido quando os grupos apresentam desempenho superior ao do ano anterior. A iniciativa é estratégica, pois a redução das desigualdades está ligada ao recebimento do Valor Anual por Aluno Resultado (VAAR), complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) concedida a redes com resultados educacionais expressivos. Segundo o Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, 80% dos municípios pernambucanos que não cumprem os critérios do Fundeb falham justamente na redução das desigualdades entre os estudantes que mais precisam.

“O Governo de Pernambuco tem um compromisso firme com a construção de uma educação pública cada vez mais justa e transformadora. O Painel da Equidade Socioeconômica e Racial é mais uma demonstração desse esforço coletivo de todo o governo, que une planejamento, tecnologia e sensibilidade social para garantir que nenhuma criança ou jovem fique para trás. Estamos avançando com políticas públicas baseadas em evidências e com foco na equidade, porque acreditamos que o futuro do nosso Estado passa, necessariamente, pela valorização da educação e pela redução das desigualdades”, afirmou o gerente-geral de Etapas e das Modalidades da Secretaria-Executiva de Desenvolvimento da Educação, Eduardo Andrade.

Nos próximos dois anos, as redes municipais de Pernambuco devem receber cerca de R$ 500 milhões em repasses do Valor Anual por Aluno Resultado, reforçando a importância de estratégias de gestão orientadas por dados.

Ouça agora AO VIVO