Estado avança no diálogo com chineses para melhorias de ônibus e metrô da RMR

Notícias
Por Karol Matos
6 de novembro de 2025 às 16h15min
Foto: Américo Rodrigo

A governadora Raquel Lyra (PSD) recebeu, nesta quinta (6), representantes da fabricante chinesa de trens e ônibus elétricos CRRC, para um almoço no Palácio do Campo das Princesas, onde debateram investimentos para o transporte público que envolve ônibus e metrôs na Região Metropolitana do Recife. A chefe do Executivo não atendeu a imprensa, que foi recebida pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, André Teixeira Filho.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Foi acordado que até o início de dezembro representantes da empresa voltarão a Pernambuco para assinar um acordo de cooperação técnica, com o intuito de realizar um estudo prevendo melhorias nos equipamentos, incluindo a compra de novos ônibus e trens.

“É uma cooperação técnica para estudo, para a gente poder entender nas nossas linhas, nos nossos tens atuais, qual seria o melhor modelo de pensar integração, visto que a CRRC é a maior empresa de trens do mundo. Eles conhecem não só a América Latina, porque têm investimentos no Peru, no Chile, aqui no Brasil também, eles fazem investimento em Minas, em São Paulo, estão chegando com ônibus elétrico na cidade de Santos, no Distrito Federal e a gente quer pegar um pouco dessa expertise”, afirmou.

Especificamente sobre o metrô, que hoje é administrado pelo Governo Federal, ainda não há novidades concretas. Na coletiva, André contou que os chineses ficaram “impressionados” negativamente com a situação do equipamento e demonstraram, inclusive, interesse em uma eventual concessão.

Segundo o secretário, de imediato é preciso que a União garanta ao menos R$ 1 bilhão, para a requalificação de estações e a compra de seis novos trens, que teriam um prazo de 21 meses para serem entregues. Só após este investimento é que o Estado assumiria a gestão do equipamento, aportando novos recursos para, futuramente, abrir a concessão do Metrô do Recife.

“A governadora vem trabalhando diretamente com o ministro das Cidades, com o ministro da Casa Civil, e vem trabalhando esse modelo de concessão. A governadora já deixou claro de quanto precisa para a gente poder fazer o investimento e a gente pede a antecipação do Governo Federal nesse investimento. Desse R$ 1 bilhão estaria contemplado a compra de, pelo menos, seis trens novos, a manutenção e reforma das estações e a manutenção de tudo que é preciso, para que a gente possa entregar à população do Recife e da Região Metropolitana um transporte melhor em curtíssimo prazo”, finalizou André Teixeira.

Ouça agora AO VIVO