
Na reta final do seu terceiro ano de gestão, a governadora Raquel Lyra (PSD) mudou a forma de se comunicar. E não se trata apenas dos cortes com frases de efeito usados nas redes sociais por sua equipe, que a propósito, também evoluiu, mas dos recados emitidos pela chefe do Executivo estadual em eventos administrativos.
Com a antecipação da eleição de 2026, foi necessário que Raquel adaptasse seu discurso. Diante de uma oposição cada vez mais vigilante e de um adversário que domina como poucos a linguagem política na internet, a governadora aceitou que a comunicação é uma ferramenta estratégica e começou a usar ela a seu favor.
A mudança de postura já começa a surtir efeito. O engajamento nas redes sociais aumentou, e as mensagens de Raquel em tom de recado político têm pautado aliados e opositores. Se mantiver essa linha, chegará para disputar o próximo pleito em posição de competitividade, munida de uma comunicação mais assertiva.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Influência – A redefinição da estratégia de comunicação de Raquel Lyra (PSD) refletiu positivamente na pesquisa Datafolha. Aliados da governadora comemoraram bastante os novos números. A chefe do Executivo estadual apareceu com 57% na aprovação de governo.
Preparativo – Se alguém ainda duvida que o prefeito João Campos (PSB) não vai disputar o Governo de Pernambuco em 2026, o último fim de semana trouxe mais uma demonstração de que esse é um caminho sem volta. O prefeito tratou de convocar Adelmo Moura para coordenar sua campanha no Sertão.
Crise – Desde a aposentadoria do ex-senador Jarbas Vasconcelos da vida pública, o MDB em Pernambuco não encontrou seu caminho. As últimas disputas internas extrapolaram o campo político e avançaram para o jurídico, gerando um cenário de incertezas para a legenda.
Depoimento – O ministro Silvio Costa Filho caiu de vez nas graças do presidente Lula. O petista afirmou que a escolha do pernambucano para a pasta de Portos e Aeroportos foi um acerto. O elogio foi feito durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ), e no anúncio de novos recursos do Fundo da Marinha Mercante.
Greve – Os metroviários do Recife iniciaram, na madrugada desta segunda (3), mais uma greve para pressionar o governo Lula a cumprir o compromisso de investir na melhoria do equipamento. A paralisação será por tempo indeterminado.










