Coluna do sábado: a autonomia eleitoral de Eduardo da Fonte

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
29 de novembro de 2025 às 00h00min
Foto: Divulgação

Embora o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, tenha feito constantes acenos ao bolsonarismo, garantindo que seu partido só subirá no palanque do candidato à presidência que assegurar indulto e perdão a Bolsonaro e aos demais envolvidos nos atos de 8 de janeiro, essa posição não se estenderá a todos os estados, como foi destacado na coluna da última quarta (26).

Nome anunciado para comandar a União Progressista em Pernambuco, Eduardo da Fonte vai ter total autonomia no estado para decidir o caminho da federação em 2026, independentemente da conjuntura nacional, foi o que revelou fonte próxima do deputado à coluna. O principal motivo é ter crédito com Ciro, por cumprir os acordos firmados e “entregar bancada”.

Dudu exerce seu 5º mandato na Câmara Federal e está credenciado a uma disputa ao Senado. Ainda de acordo com esse interlocutor, o projeto de voar mais alto está longe de ser uma aventura e, apesar de atualmente o PP integrar o governo Raquel Lyra, a possibilidade de marchar com João Campos (PSB) não está descartada.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Prioridades – Recentemente, Ciro Nogueira declarou que defenderia junto a Antônio de Rueda que o foco para 2026 sejam as eleições estaduais e as bancadas da federação. Essa posição dá liberdade para que as direções em cada estado façam suas composições de acordo com a conjuntura local.

Confiante – Durante um dos painéis no 1º Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, a prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), que é pré-candidata a deputada federal, demonstrou firmeza no seu projeto eleitoral, afirmando que não sabe qual dos homens que integram a bancada pernambucana vai sair, mas que uma vaga será dela.

Laços – O ministro Guilherme Boulos fez questão de levar a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) na apresentação da nova secretária Nacional de Juventude do Governo Federal, Vitória Genuino. Antes de aceitar o desafio, ela estava atuando como chefe de gabinete da parlamentar na Câmara do Recife.

Dúvida – Desempenhando um grande trabalho no Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz ainda não decidiu se será candidato a deputado federal no próximo ano. O ministro fez uma provocação durante entrevista à Rádio Cultura sobre ‘o que o povo de Caruaru quer’. O questionamento tem relação com a quantidade de votos dados a nomes de “fora” na última eleição.

Quórum – Devido ao grande número de deputados estaduais já confirmados para a 28ª Conferência da Unale, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, não haverá reunião ordinária na Assembleia Legislativa de Pernambuco ao longo da próxima semana. Com isso, o projeto de empréstimo para o Governo do Estado e a PEC referente às emendas permanecerão na gaveta.

Ouça agora AO VIVO