Rodrigo pede autorização para minirreforma administrativa e empréstimo de R$ 10 milhões

Notícias
Por Redação
4 de dezembro de 2025 às 14h00min
Foro: Divulgação

O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), enviou, nesta quinta (4), um pacote de projetos de lei à Câmara de Caruaru, que irá beneficiar a população. Nele, consta a realização de uma operação de crédito, no valor de R$ 10 milhões, para custear o georreferenciamento dos imóveis do município, além  da aquisição de um software que vai permitir um mapeamento da cidade, em tempo real, modernizando os processos da cidade e da atualização do plano diretor. 

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Outro projeto diz respeito ao Investe Educa, que prevê uma bonificação para profissionais da educação. A partir dessa aprovação é que serão definidos os critérios, via decreto, para os beneficiados que serão contemplados. Tem também um projeto referente à atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos agentes de trânsito e guardas municipais, além de um que trata da atualização dos vencimentos dos profissionais de saúde.

Está prevista, também, uma minirreforma administrativa, visando transformar contratos temporários em comissionados, e a criação de novos cargos, devido a ampliação de serviços para a população, com a criação de equipamentos públicos (Creches e Postos de Saúde), para serem inaugurados em 2026.

Na minirreforma consta ainda a criação de cargos para a PrefTV Caruaru, que atualmente ocupa a sintonia 6.1 digital da TV aberta, com uma programação diversificada, levando informação com qualidade e transparência para a população caruaruense. Outro ponto na minirreforma é a criação de duas secretarias executivas: a Secretaria Executiva de Engenharia e Manutenção Viária e a Secretaria Executiva de Juventude.

Por fim, o último projeto do pacote diz respeito à atualização da Cosip, que institui a contribuição para custeio dos serviços de iluminação. Outro fator importante neste projeto de lei, é que, atualmente, quem usa de zero à 50 quilowatts de energia por mês está isento da taxa de iluminação e a partir da aprovação desta lei, a isenção vai ser para boa parte da população, que são aqueles que usam de zero à 80 kWh/mês, beneficiando assim as pessoas de baixa renda.

“Caruaru é uma cidade grande que está sendo preparada para um futuro à longo prazo e, para isso, a gente precisa cuidar agora. É por isso que estamos olhando para todas as áreas, seja na educação, na saúde, no desenvolvimento econômico, e deixando os servidores também tratados como nunca tinham sido antes. Cuidando de todos é que a gente vai cuidando de tudo”, enfatizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Ouça agora AO VIVO