Coluna do sábado: Tarcísio preterido pelo clã Bolsonaro

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
6 de dezembro de 2025 às 00h00min
Foto: Alessandro Dantas

Visto como alternativa da direita menos radical para tentar impedir a reeleição de Lula em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não será candidato à Presidência da República. A confirmação veio nesta sexta (5), após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) ao Planalto.

A informação foi dada pelo próprio Flávio, após conversa com seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que além de inelegível está preso. Embora Tarcísio tenha declarado que pretende concorrer à reeleição em São Paulo, aliados do governador ainda nutriam a esperança de que ele fosse o nome capaz de unir a oposição em torno de um projeto presidencial.

Com Tarcísio fora do jogo, legendas como PSD, PP e União Brasil, que apostam em presidenciáveis dispostos a quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro, vão precisar recalcular a estratégia política. Resta saber se o eleitorado, cansado de crises e confrontos, estará disposto a embarcar novamente nesse roteiro.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Comunicada – De acordo com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), Raquel Lyra (PSD) teria sido informada por ele sobre o anúncio de apoio à reeleição do senador Humberto Costa (PT) em 2026. O gestor ainda disse que em relação ao segundo nome para a Casa Alta, vai esperar a movimentação conduzida pela governadora.

Desejo – Filiado ao PSD, o prefeito Rodrigo Pinheiro defendeu uma convergência entre seu partido e o presidente Lula para 2026. O Governo Federal tem contribuído com Caruaru através de programas como o PAC. A governadora Raquel Lyra (PSD) nunca opinou sobre o assunto, mas na última semana fez gestos ao petista.

Recifense – Com parecer favorável das comissões, a propositura do Título de Cidadão do Recife apresentado a José Dirceu pode entrar na ordem do dia a qualquer momento. A iniciativa é da vereadora Kari Santos (PT) e deve ser objeto de intenso debate no plenário.

Reaproximação – Distantes desde que não teve seu nome escolhido para ser vice de João Campos em 2024, o deputado Carlos Veras visitou o prefeito com o objetivo de debater o cenário estadual e nacional. PSB e PT são aliados nas duas esferas e caminham para repetir a aliança em Pernambuco e no Brasil.

Decisivo – Por fazer parte dos nove diretórios comandados pelo PP, qualquer divergência da Federação União Progressista em Pernambuco sobre candidaturas majoritárias será tratada localmente pelo partido de Eduardo da Fonte, que possui maioria na executiva. Apenas em estados onde não há definição de comando é que uma eventual falta de consenso será tratada na instância superior.

Ouça agora AO VIVO