Raquel: “não quero que me enxerguem como vitimizada, eu sou uma mulher forte”

Notícias
Por Karol Matos
9 de dezembro de 2025 às 14h25min
Foto: Divulgação

A governadora Raquel Lyra (PSD) organizou uma coletiva, na manhã desta terça (9), para fazer um balanço de fim de ano com portais que atuam na Região Metropolitana, entre eles, o Blog Cenário. Durante a entrevista, a governadora falou sobre quando passou a compreender como violência política de gênero as críticas de cunho pessoal e movimentos que colocam em dúvida sua capacidade de trabalho.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Raquel contou que a antecipação da eleição é uma tentativa de abreviar mandatos. “Fazem muito isso com mulheres. É como se nós estivéssemos aqui para guardar lugar para o próximo homem”, disse. A governadora explicou que evita falar sobre os episódios ocorridos com ela própria, para que não seja vista como alguém fragilizada politicamente.

Eu não quero que me enxerguem como alguém vitimizada, porque eu sou uma mulher forte, as pessoas sabem que eu sou. Eu não preciso provar isso a ninguém. Mas, por outro lado, não falar mais é também silenciar muitas outras. Isso é novo no Brasil, porque poucas mulheres estiveram no posto que estou. São poucas a exercerem cargo de liderança política”, avaliou.

A governadora citou as ações voltadas a mulheres como as creches, maternidades, Mães de Pernambuco e Morar Bem. Ela também lembrou de quando era deputada e foi eleita para comandar a Comissão de Justiça na Assembleia Legislativa.

A gente vai maturando e vai conseguindo falar mais sobre esses temas, para que não seja um tema só nosso. Eu não aceitei ser presidente da Comissão de Mulheres, porque eu sabia que eu poderia ser presidente da Comissão de Justiça e eu lutei por isso dentro da Assembleia Legislativa. Me disseram que eu não podia ser candidata a prefeita de Caruaru e eu fui, busquei um partido e consegui ser candidata, consegui ser a primeira mulher prefeita de lá e hoje estou aqui. E tenho certeza que essa trajetória inspira outras pessoas a também poder estar”, completou Raquel Lyra.

Ouça agora AO VIVO