“Governo não protege ninguém”, diz Wolney sobre operação da PF

Notícias
Por Redação
18 de dezembro de 2025 às 13h30min
Foto: Edson Leal

O ministro da Previdência Social (MPS), Wolney Queiroz, informou durante coletiva de imprensa nesta quinta (18) que o “governo não protege ninguém”, após nova fase da Operação Sem Desconto. A operação prendeu 16 pessoas preventivamente, entre elas o agora ex-secretário-executivo do MPS, Adroaldo Portal. A ação também cumpre 52 mandados de busca e apreensão em várias cidades do país.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Durante a entrevista, o ministro informou que, assim que soube da ação, determinou a exoneração de Portal e anunciou o novo secretário-executivo, Felipe Cavalcante e Silva, procurador federal da AGU que ocupava o cargo de consultor jurídico do MPS.

Nós continuamos com a mesma determinação que nos trouxe aqui, com a qual me comprometi com o presidente da República. Ele me pediu para conter a crise, para cuidar dos aposentados, para estabelecer uma integridade, uma governança no Ministério, é o que estamos fazendo”, destacou Wolney Queiroz.

O ministro reiterou que a pasta não foi alvo de nenhum dos mandados e que órgão continua colaborando com a investigação. “Nós seguimos na busca pelos responsáveis. Esse governo não protege ninguém e a prova disso é que há uma ampla liberdade dos órgãos de controle, da CGU, da Polícia Federal, para investigar todas as esferas do governo para que a gente possa encontrar quem foram os responsáveis pelas fraudes, punir e trazer de volta cada centavo”.

Até o momento, quatro milhões de aposentados e pensionistas já foram ressarcidos dos descontos não autorizados, chegando a um volume de R$ 2,7 bilhões em pagamentos. A investigação comandada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União identificou os responsáveis e bloqueou R$ 2,8 bilhões dos investigados pela fraude.

Felipe Cavalcante e Silva passa agora a coordenar a gestão administrativa e o apoio direto às políticas públicas conduzidas pelo órgão. Como braço direito da gestão, o secretário-executivo terá sob sua responsabilidade a supervisão das Secretarias de Regime Geral e Regime Próprio da Previdência Social, além da integração estratégica entre o gabinete e as autarquias vinculadas, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ouça agora AO VIVO