
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi homenageada, nesta quinta (18), pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com a mais alta distinção concedida pela instituição. Ao lado de nomes como Dom Helder Câmara e da economista Tânia Barcelar, a titular do MCTI é a mais nova Doutora Honoris Causa da Unicap. A sessão solene de outorga ocorreu no Auditório Pe. José de Anchieta (G1), no campus da universidade, no Recife.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
“Recebo este título com humildade, mas também com um forte senso de responsabilidade. Porque ele vem de uma universidade que há 82 anos constrói conhecimento, forma consciências e mantém vivo o compromisso com a transformação social”, agradeceu a ministra Luciana Santos.
A cerimônia foi presidida pelo magnífico reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, reconhecendo a trajetória pública da ministra, marcada pelo compromisso com o fortalecimento da ciência, da tecnologia, da inovação e da educação como pilares do desenvolvimento nacional.
“Luciana abraçou tanto o poder executivo como o legislativo e é primeira mulher ministra do Estado nesta pasta tão estratégica, para nós e para o Brasil, sobretudo numa fase de reconstrução e união tão difícil como urgente”, enfatizou o reitor da Unicap.
Durante a leitura do panegírico pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unicap, Valdenice José Raimundo, a docente comparou a trajetória da ministra Luciana Santos com uma árvore imponente, símbolo de força e ancestralidade africana.
“Como Baobá, sua trajetória foi de raízes profundas, fincadas na democracia, na educação pública, na defesa da ciência e na convicção de que o Estado tem papel insubstituível na promoção do desenvolvimento. Seu tronco é a experiência política e institucional, forjada no diálogo, na gestão pública e nas instituições das diferenças. Sua copa se abre para o futuro, oferecendo sombra, abrigo e possibilidades”.
Emocionada, a ministra Luciana Santos ressaltou a alegria de receber o título de uma instituição a qual a mesma tem uma ligação afetiva.
“Meu pai, Milton Santos, foi professor, coordenador do curso de Engenharia Civil nesta Universidade e diretor do Colégio Nóbrega. Foi aqui que ele deixou parte importante de sua trajetória acadêmica e humana. Um homem simples, carismático, profundamente comprometido com a justiça social e com a educação como ferramenta de emancipação. Devo a ele a base dos valores que me impulsionam: a coragem para enfrentar desafios, o compromisso com o coletivo e a convicção de que é possível fazer política com alegria, firmeza e esperança”.
O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se destacam por relevantes serviços prestados à sociedade e por contribuições significativas ao conhecimento, à cultura e às políticas públicas.













