
Com ações engatilhadas para serem executadas na Região Metropolitana do Recife este ano, local onde está concentrado maior parte do eleitorado pernambucano, será um equívoco da oposição subestimar a competitividade da governadora Raquel Lyra (PSD), como foi feito ao longo de 2025.
São soluções para o Metrô do Recife, a exemplo da estadualização do sistema; da construção do primeiro trecho do Arco Metropolitano; da entrega de obras de contenção de encostas em áreas como Jardim Monte Verde; da ampliação e requalificação de grandes hospitais, além da convocação de 2.285 policiais militares, que devem ir às ruas da RMR ainda neste semestre.
São políticas de impacto que dialogam diretamente com problemas históricos do Grande Recife e que, caso saiam mesmo do papel conforme o cronograma anunciado, irão colocar a governadora em posição mais competitiva para buscar a reeleição do que muitos adversários admitem.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Ação direta – Os “laranjinhas”, novos policiais militares incorporados à tropa nos últimos meses, ganharam ainda mais visibilidade graças a uma ação publicitária promovida pelo Governo do Estado. Bonés gigantes, na mesma cor usada pelos profissionais, foram instalados acima de painéis de LED em pontos estratégicos da cidade.
Conversão – Com um governo bem avaliado, o desafio da governadora Raquel Lyra (PSD) será transformar os bons números dessas pesquisas em intenção de voto. Embora tenha reduzido a distância para João Campos (PSB) nas últimas sondagens, ainda permanece em desvantagem. Este ano, os levantamentos precisarão ser registrados pela Justiça Eleitoral.
Instalação – A pedido da governadora Raquel Lyra (PSD), a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza hoje (5), às 10h, uma sessão extraordinária para iniciar o trâmite da votação de quatro matérias enviadas pelo Executivo estadual. Na última sexta (2), 25 deputados da base governista aprovaram a convocação da sessão.
Substituto – Com a licença do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), até o dia 22 de janeiro, quem comandará a reunião de instalação das sessões extraordinárias para análise de projetos do Executivo será o vice-presidente da Casa, deputado Rodrigo Farias (PSB).
Confiante – Ao trocar farpas com o deputado Nikolas Ferreira (PL) nas redes sociais, o youtuber Jones Manoel garantiu que em breve o embate será presencial. Ele deve disputar uma vaga na Câmara Federal pelo PSOL este ano e, pela afirmação, já se considera com sua cadeira garantida na próxima legislatura.













