
O ano de 2026 inicia com notícias positivas para o serviço público municipal da capital do Estado. A Prefeitura do Recife nomeou 153 profissionais aprovados em concursos públicos para reforçar a rede municipal de Saúde e publicou a convocação de 20 novos servidores efetivos para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. As nomeações ampliam e qualificam áreas estratégicas da gestão, fortalecendo o atendimento à população nas áreas de saúde, proteção social e combate à fome. As convocações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município no dia 31 de dezembro de 2025.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
Na Saúde, os profissionais aprovados nos concursos realizados em 2019 e 2024 abrangem diversas categorias, como médicos, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e combate às endemias (Asace), cirurgiões-dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. Os novos servidores irão atuar na expansão da Atenção Básica, especialmente nas Unidades de Saúde da Família Mais (USF+), além de reforçar as equipes das unidades de plantão, maternidades, Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, SAMU, Laboratório Central, Academia da Cidade, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Hospital de Pediatria.
Com essas convocações, sobe para 4.505 o número de nomeações, a maior da história da Saúde do Recife. O reforço possibilita a continuidade da ampliação de programas e projetos inovadores voltados à atenção integral à saúde, acolhimento em saúde mental, reabilitação motora e intelectual e expansão da cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Desde o início da gestão, em 2021, a cobertura da Atenção Básica avançou de 59% para 80%, enquanto a Saúde Bucal passou de 39,5% para 70%.
A lista completa dos 153 novos convocados contempla 3 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 1 Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), 3 Analistas Clínicos, 4 Assistentes Sociais, 1 Auxiliar em Saúde Bucal, 2 Biomédicos, 4 cirurgiões Dentistas, 27 Enfermeiros, 4 Farmacêuticos, 3 Fisioterapeutas, 1 Fonoaudiólogo, 49 médicos de diversas especialidades (Anestesista, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabolismo, Gastroenterologista Pediátrico, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologista, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia), 1 Profissional de Educação Física, 4 Psicólogos, 4 Sanitaristas, 35 Técnicos de Enfermagem, 3 Técnicos de Laboratório, 2 Técnicos em Radiologia e 2 Terapeutas Ocupacionais.
Na área da Assistência Social e Combate à Fome, foram nomeados 20 profissionais aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 01/2020, homologado em 2022 e prorrogado em 2024. As convocações ocorrem em substituição a candidatos anteriormente nomeados que não efetivaram o preenchimento das vagas, garantindo a recomposição do quadro efetivo da secretaria.
Foram nomeados profissionais para os cargos de Analista em Assistência Social e Direitos Humanos, nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Nutrição, além de Agentes Administrativos da Assistência Social. Ao todo, passam a integrar a rede socioassistencial do município cinco assistentes sociais, três psicólogas, duas pedagogas, uma nutricionista e nove agentes administrativos, que irão atuar diretamente nos serviços, programas e equipamentos da rede socioassistencial do município, fortalecendo as políticas de proteção social, garantia de direitos e combate à fome no Recife.
Os nomeados para a Assistência Social têm prazo de até 20 dias, a contar da publicação da portaria, para tomar posse, e de 15 dias após a posse para iniciar o exercício das funções, conforme a legislação municipal vigente. O processo admissional inclui o envio de documentação por meio do Portal de Admissão de Pessoal e a realização de exame admissional junto ao Setor de Saúde e Segurança do Trabalho do Município.













