Coluna da quinta: MST leva ao PT nome de Rosa Amorim como prioridade

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
22 de janeiro de 2026 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Em reunião ocorrida entre dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, o movimento apresentou suas prioridades eleitorais para este ano, quando pretende eleger 12 deputados estaduais e seis federais.

Um dos nomes indicados para a Câmara dos Deputados é o da deputada estadual Rosa Amorim (PT), que exerce seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas já está em pré-campanha para alçar um voo mais alto. Atualmente, o MST conta com três representantes no Congresso Nacional: Valmir Assunção (PT-BA), João Daniel (PT-SE) e Marcon (PT-RS).

Além de atuar nas pautas ligadas à reforma agrária, agricultura familiar e defesa dos movimentos sociais, a parlamentar tem se destacado pela articulação dentro e fora da Alepe, ampliando diálogo com setores da cultura e direitos humanos. A prioridade dada a Rosa Amorim reforça o peso que Pernambuco pode ter no projeto nacional do PT em 2026.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Gesto – Após dias de especulações, o presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras, esteve nesta quarta (21) com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O encontro foi tratado como estratégico e ganhou destaque nas redes sociais do gestor recifense, que fez questão de valorizar a agenda e demarcar posição.

Pioneira – Nesta quarta (21), a Assembleia Legislativa de Pernambuco promulgou a lei que assegura o direito ao destaque de honorários advocatícios em processos administrativos no estado. A medida é resultado de uma luta encampada pela presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, na sua gestão, e que foi abraçada pela Alepe.

Retorno – Após quase 20 dias afastado da Presidência da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) reassume nesta quinta (22) o comando da Casa. Na prática, o chefe do Poder Legislativo retoma o cargo nas mesmas condições em que o deixou, já que os projetos enviados em caráter extraordinário pelo Executivo seguem em banho-maria nas comissões.

Estratégia – O staff de pré-campanha da governadora Raquel Lyra (PSD) avançou na área de comunicação. O marqueteiro baiano Raimundo Luedy já está engatilhado para atuar no projeto de reeleição. A informação foi revelada pelo jornalista Ricardo Antunes e confirmada pela coluna junto a setores do PSD de Pernambuco.

Pulou do barco – O ex-ministro do Turismo Gilson Machado anunciou ontem (21) sua saída do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de liderar o bolsonarismo no estado e manter o discurso de pré-candidato ao Senado, o sanfoneiro deve disputar uma vaga de deputado federal pelo Podemos.

Ouça agora AO VIVO