História de Pernambuco vira disciplina obrigatória na rede estadual de ensino

Notícias
Por Karol Matos
29 de janeiro de 2026 às 08h00min
Foto: Pedro Menezes

A partir deste ano, a disciplina História de Pernambuco integra, de forma obrigatória, o currículo dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio na rede estadual. A instrução normativa da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) que reorganiza as matrizes curriculares do ensino fundamental foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 14. Já a que reorganiza as matrículas para o ensino médio foi publicada no último dia 21.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

“Essa iniciativa, resultado da proposta encaminhada pelo Governo de Pernambuco ao Conselho Estadual de Educação, em julho de 2025, representa um avanço na valorização da identidade histórica e cultural pernambucana no ambiente escolar. É uma garantia de que os estudantes da rede estadual terão acesso, desde o ensino fundamental até o ensino médio, a conteúdos que abordam a nossa história e valorizam a nossa riqueza e diversidade cultural”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Com a mudança, História de Pernambuco passa a ser um componente curricular específico, inserido na Parte Diversificada (PD) do currículo do ensino fundamental, deixando de figurar apenas como conteúdo transversal. A Parte Diversificada reúne componentes que complementam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), possibilitando abordagens específicas e ampliando a formação dos estudantes.

Já no ensino médio, o componente curricular está inserido nos Itinerários Formativos de Aprofundamento (IFA), que têm por finalidade promover a integração dos componentes curriculares e das áreas de conhecimento por meio de projetos integradores. A obrigatoriedade da disciplina contemplará estudantes de 342 escolas nos anos finais do fundamental e de 730 escolas do ensino médio, integral e técnico integrado.

O projeto integrador de História de Pernambuco irá articular todas as áreas de conhecimento, saberes históricos, culturais e territoriais, por meio de práticas investigativas e interdisciplinares, em conformidade com a BNCC e com o currículo de Pernambuco. O componente curricular será desenvolvido em qualquer itinerário escolhido pelo estudante.

Além de tornar obrigatória a disciplina de História de Pernambuco, as novas matrizes curriculares para o ensino fundamental trazem para as escolas regulares as disciplinas de recomposição de língua portuguesa, recomposição de matemática, recomposição de ciências humanas e eletivas. Os componentes só eram vivenciados, anteriormente, nas escolas de ensino integral.

Ouça agora AO VIVO