Coluna da sexta: o trunfo de Marília para disputar o Senado

Notícias
Por Américo Rodrigo
6 de fevereiro de 2026 às 00h00min
Foto: Wesley D’Almeida

Caso seja confirmada a ida de Marília Arraes para o PDT, como vem sendo especulado nos bastidores, a ex-deputada ganha uma espécie de “sobrevida” na corrida para o Senado. Distante dos planos do prefeito João Campos (PSB) para a majoritária, ela pode surgir como opção para a Casa Alta em uma chapa liderada pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, ao Governo de Pernambuco.

Bem posicionada nas pesquisas em que seu nome aparece como alternativa, Marília não apenas pode conquistar uma parcela expressiva do eleitorado progressista, como também passa a ameaçar diretamente o projeto de reeleição do senador Humberto Costa (PT), que busca o terceiro mandato consecutivo.

Uma eventual disputa do PDT em faixa própria ainda contribui para a montagem da chapa proporcional. Atualmente sem representação na Câmara dos Deputados em Pernambuco, a legenda pode se beneficiar do movimento para viabilizar projetos como o do deputado federal Túlio Gadêlha e do ministro Wolney Queiroz.

WhatsApp
Receba nossos conteúdos direto no seu WhatsApp

Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.

Entrar no canal

Opção – Se a pré-candidatura de Marília Arraes ao Senado não vogar e de fato ela assinar a ficha de filiação ao PDT, pode reforçar a chapa de federal com uma boa votação. Em 2018, Marília disputou o mesmo cargo e recebeu a confiança de 193.108 pernambucanos.

Na terra de Raquel – Presença frequente em Caruaru, terra da governadora Raquel Lyra (PSD), o deputado federal Fernando Monteiro (PSD) cumpre agenda nesta sexta (6) e sábado (7) na cidade. Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), participa de uma série de inaugurações e do pré-Carnaval. O parlamentar também será entrevistado, às 10h, no programa Mesa Redonda, da Rádio Cultura.

Condução – A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados elegeu, na última terça (3), o deputado Coronel Meira (PL) como presidente. Ele destacou que a valorização dos policiais, incluindo piso salarial e bancos de horas, o combate ao crime organizado e a recriação do Ministério da Segurança Pública serão prioridades do colegiado neste ano.

Novo nome – O presidente nacional do PT, Edinho Silva, pretende se reunir com o presidente do MDB, Baleia Rossi, para convencer a legenda a ocupar a vice de Lula com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Emedebistas, no entanto, avaliam que quase não há possibilidade de se concretizar.

Cravou – O senador Humberto Costa (PT) afirmou, em entrevista à CNN, que reconhece o papel da governadora Raquel Lyra (PSD) como uma “boa gestora”, mas a tendência é que o partido realmente siga com o apoio a João Campos (PSB). O petista também disse que, no Nordeste, o PSD deve apoiar majoritariamente a reeleição de Lula.

Ouça agora AO VIVO