
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) e a vice-governadora, Priscila Krause (PSD). participaram nesta segunda (9) de uma agenda no Complexo Industrial Portuário de Suape para acompanhar a entrega dos equipamentos que irão compor o novo terminal de contêineres da APM Terminals. A iniciativa integra a fase final das obras do empreendimento, que tem previsão de iniciar as operações no segundo semestre.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a obra já recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos, é durante a fase de implantação, gerou mais de dois mil empregos diretos. O terminal foi autorizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos como Terminal de Uso Privado (TUP), modelo que permite operação por iniciativa privada dentro do complexo portuário e está sendo executado pela empresa Maesrk.
Segundo o ministro Silvio Costa Filho, o novo terminal deve contribuir para ampliar a capacidade logística do Porto de Suape.
“A vinda do novo terminal de contêineres para o porto de Suape será fundamental para aumentar a competitividade de Suape. Eu não tenho dúvida que com essa grande obra vamos ampliar a movimentação do Porto, gerando mais negócios, emprego e renda. Esperamos que até agosto essa obra esteja concluída para o novo terminal começar as operações”, afirmou.
A governadora Raquel Lyra ressaltou a parceria entre o governo estadual e a iniciativa privada na execução do projeto.
“Agradecer a parceria com a Maersk que está construindo, através da APM Terminals, um novo terminal de contêineres totalmente eletrificado, mais moderno da América Latina. E hoje, a gente está celebrando a entrega, aqui com o ministro Silvio Costa, dos equipamentos, dos guindastes que são os maiores do Brasil. São mais de R$ 240 milhões de equipamentos vindos da China, que já posiciona Pernambuco como um dos principais destinos logísticos do Brasil e do mundo.”, disse.
Com a conclusão das obras e a entrada em operação do terminal, a expectativa é ampliar a movimentação de contêineres em Suape e fortalecer a infraestrutura logística do estado, ampliando a capacidade de conexão do Nordeste com rotas do comércio internacional












