Pela primeira vez em 89 anos de história, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) tem uma candidata mulher à presidência da entidade. Trata-se da engenheira civil Roberta Meneses, que há 23 anos trilha uma carreira profissional pautada na inclusão feminina na área.
Hoje, oficialmente cidadã recifense pela Câmara de Vereadores da Cidade, foi a primeira mulher de Serra Talhada, sua terra natal, a se formar como engenheira civil.
Como propostas de ação em frente à presidência do Crea em Pernambuco, Roberta quer aprimorar o trabalho que realiza desde 2021 à frente da diretoria da Mútua-PE, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que busca a excelência e melhoria contínua da governança corporativa.
Para tanto, criou um plano de ação pautado em quatro eixos de atuação, que compreendem tópicos para a valorização dos profissionais, entidades e empresas que integram o Conselho no Estado.
Quem é Roberta Meneses
Graduada em Engenheira Civil pela Universidade Católica de Pernambuco em 1999, é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização na área de Geografia com concentração em Educação Ambiental; em auditoria avaliações e perícias de Engenharia e é engenheira de Segurança do Trabalho.
Como engenheira civil, atuou na administração pública, como diretora de operações da Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI); além de como secretária de obras nas prefeituras de São José do Belmonte e de Serra Talhada.
Na área privada, faz consultoria nas áreas de engenharia civil e de segurança do trabalho. Para concorrer à presidência do Crea-PE, está licenciada do cargo de diretora da Mútua-PE.