Audiência pública na Câmara do Recife debate habitacionais do Pina

Notícias
Por Américo Rodrigo
30 de setembro de 2023 às 10h35min
Foto: Divulgação

Por iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), foi realizada uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira (29), no plenarinho, tendo como objetivo discutir o tema da Habitação: Residenciais Encanta Moça I e II e os Habitacionais Salamandra – Moradia Popular e o Déficit Habitacional no Recife. A audiência tem o objetivo de discutir e refletir as ações, os avanços, e as problemáticas que poderiam ter no processo. Representantes da Prefeitura, Ministério Público e moradores participaram do debate.

Felipe Cury, secretário executivo de Articulação e Políticas Sociais de Habitação da Prefeitura do Recife, enfatizou que ninguém ficará sem moradia e que os cadastros validados pela URB serão contemplados com a construção de um novo conjunto habitacional. 

Por decisão do prefeito João Campos, quem não conseguiu ser contemplado agora no Habitacional Encanta Moça 1 e 2, especificamente as famílias do território que serão impactadas pelo projeto, essas pessoas ficarão com o auxílio moradia e a Prefeitura já está viabilizando a construção de um novo conjunto habitacional para que essas famílias sejam contempladas na região do Pina. Já enviamos projetos para o Ministério das Cidades e estamos aguardando o ministério validar os projetos que a Prefeitura do Recife vai fazer. E um deles é no Pina para as 124 famílias remanescentes do Encanta Moça e os remanescentes do Sítio Salamandra. Então, é mais uma vitória, ninguém vai ficar sem teto e terá a garantia de ganhar um apartamento”, disse Cury.

Já o parlamentar explicou a situação no Encanta Moça 1 e 2 e que é necessário debater alternativas para contemplar todas as famílias. “São 600 apartamentos no Encanta Moça. Sendo 384 previamente cadastrados do que residiam nas palafitas do Pina; 91 famílias que ocupavam a área na região beneficiada pelo projeto de urbanização e 125 famílias afastadas pela construção da Via Mangue. Diante disso, é importante fortalecer o debate em busca de alternativas para esse preocupante problema urbano, que se agrava nos períodos de chuva, trazendo mais insegurança e terror para a população que se encontra em estado de vulnerabilidade”, disse Osmar Ricardo.

Todos os moradores presentes tiveram direito a fala e tiraram suas dúvidas durante toda audiência.

Ainda segundo o secretário Felipe Cury, todas as famílias beneficiadas pelos apartamentos não terão que pagar a contribuição financeira prevista no programa. “A nova portaria do programa Minha Casa, Minha Vida, por decisão do Presidente Lula, já prevê a inserção dos beneficiários do Bolsa Família e BPC, todas as outras famílias terão suas parcelas custeadas pela prefeitura do Recife, sendo assim mais uma grande conquista para todos e todas que irão morar nos empreendimentos“.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO