
O levantamento do Instituto Datafolha, encomendado pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, divulgado nesta quarta (29), revelou que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), mantém uma avaliação positiva no terceiro ano à frente do Palácio do Campo das Princesas.
Clique aqui, inscreva-se e ative o sininho.
De acordo com o estudo, 57% dos pernambucanos aprovam a atuação da governadora, enquanto 39% desaprovam e 4% não souberam responder. Quando os entrevistados foram convidados a classificar o desempenho da gestão, 36% avaliaram como ótimo ou bom, 37% como regular e 24% como ruim ou péssimo.
O levantamento mostra também um contraste importante entre as regiões: no interior, a aprovação de Raquel chega a 62%, contra 41% na Região Metropolitana do Recife, reduto político de João Campos (PSB), onde a taxa de reprovação dela é mais alta, alcançando 55%. Entre os eleitores do interior, 33% desaprovam o governo.
Raquel também se destaca em outros indicadores. Ela é a figura política mais conhecida entre os eleitores pernambucanos, com 96% de reconhecimento, seguida de perto pelo prefeito João Campos, que tem 94%.
Na sondagem espontânea, quando os entrevistados citam nomes sem estímulo, Raquel e João aparecem empatados, ambos com 23%. Mas a governadora leva ligeira vantagem quando somadas as menções indiretas: 3% disseram votar na “atual governadora” e 2% no “filho de Eduardo Campos”, o que eleva o total de Raquel para 26%, contra 25% de João.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, com 1.022 entrevistas presenciais em diversas regiões do estado. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.










