Mutirão Recife Cuida reduz pela metade a fila de espera por cirurgia

Notícias
Por Américo Rodrigo
5 de outubro de 2023 às 13h10min
Foto: Rodolfo Loepert

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitaram, às 9h desta quinta-feira (05), o Hospital Maria Vitória, no bairro de Areias. Essa é uma das oito unidades privadas ou filantrópicas que integram o 3º mutirão de consultas, exames e cirurgias da rede municipal. A partir de um investimento de R$ 51 milhões, estão sendo ofertados mais de 130 mil procedimentos, beneficiando 70 mil pacientes na fila de espera do SUS, agravada com a suspensão desses serviços no período mais grave da pandemia de Covid-19. Iniciado no dia 22 de agosto deste ano, o 3º mutirão já reduziu em 49% a fila por cirurgias e em 38% a espera por exames.

Temos oito instituições privadas e filantrópicas credenciadas no Mutirão Recife Cuida e o Hospital Maria Vitória é um exemplo. São mais de oito mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias sendo realizados aqui. Isso é muito importante para podermos zerar a fila de espera desses serviços, que é a nossa prioridade. É fundamental que as pessoas tenham o seu atendimento garantido e não é razoável esperar um ou dois anos. Também quero agradecer, em nome da secretária Luciana Albuquerque e de todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde, e dizer que o mutirão vai seguir firme. A nossa única meta zero da Prefeitura é essa: zerar a fila de consultas, exames e cirurgias da cidade”, disse o prefeito durante a visita.

O Hospital Maria Vitória está ofertando um total de 8.442 procedimentos aos usuários do SUS no Recife. Entre eles, consulta em cirurgia vascular, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia e endoscopia. “Queremos agradecer ao Hospital Maria Vitória pela assistência especializada e o acolhimento aos pacientes encaminhados pela rede de saúde do Recife. A unidade é uma importante parceira do mutirão e inaugurou um novo ambulatório, com equipamentos e estrutura de ponta, para proporcionar toda a linha do cuidado necessária ao tratamento do paciente, da consulta aos exames”, diz a secretária Luciana Albuquerque.

Além dessa unidade, também integram o 3º mutirão o Real Hospital Português, Hospital Santo Amaro, Instituto do Fígado de Pernambuco, Hospital Maria Lucinda, Clínica Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e a Unidade Pública de Atendimento Especializado do Arruda. Essa força-tarefa para reduzir de forma significativa as filas de espera tem duração de seis meses, mas, em pouco mais de 40 dias, já zerou a demanda por eletrocardiograma, reduziu a fila por espirometria em 80% e o teste ergométrico em 71%.

Os pacientes atendidos pelo mutirão devem ser encaminhados pela unidade de saúde de referência mais próxima da sua casa. A unidade, então, faz o encaminhamento via Central de Regulação do Recife, que direciona o paciente para o hospital que está fazendo aquela consulta, exame ou cirurgia que ele precisa. Por isso, é importante manter seus contatos atualizados, especialmente o número do WhatsApp, por onde um perfil oficial (com selo de certificação) da Prefeitura do Recife entrará em contato. Para isso, basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap da PCR (81 – 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima. Não esqueça de confirmar, quando receber a mensagem, a sua ida à unidade. Caso não possa comparecer, avise, pelos mesmos canais, do cancelamento, para que outro paciente possa ter acesso ao atendimento naquele horário.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO