Coluna do sábado
O grande volume de ações e recursos direcionados para Pernambuco, por ordem expressa do presidente Lula, tem tudo para alavancar o desenvolvimento do estado. Cenário bastante diferente dos últimos anos, quando o ex-governador Paulo Câmara e os três últimos ex-presidentes não falavam a mesma língua.
São investimentos do Governo Federal em diversos setores, que vão além do Novo PAC, lançado no estado em 11 de setembro, a exemplo do repasse no valor de R$ 160 milhões para a segurança pública, área bastante deficitária, que vem apresentando números alarmantes.
Nos seus discursos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tem destacado a parceria com a União, como também vem levantando bandeiras que convergem com as pautas petistas, ponto observado pelo deputado João Paulo, um dos representantes do partido na Assembleia Legislativa.
Com as portas do Palácio do Planalto abertas para Raquel e a necessidade de se fazer alianças que contribuam com o estado, aos poucos, a parceria institucional vai dando espaço à política, mesmo enfrentando a resistência de quem defende uma outra estratégia que possa ter reflexo imediato em 2026.
Notas
Perspectiva – A agenda do vereador Bruno Lambreta (PSDB) em Brasília, na última semana, levantou diversas interpretações. Uma delas, foi um possível retorno do parlamentar ao PP do deputado Eduardo da Fonte ou até mesmo ao PSD do ministro André de Paula. Vale lembrar que o atual presidente da Câmara de Caruaru disputou suas duas primeiras eleições em 2008 e 2012, justamente por esses dois partidos.
Aliados – Os compromissos na Capital Federal também serviram para reaproximar o vereador Bruno Lambreta (PSDB) do deputado Eduardo da Fonte e do ministro André de Paula. O parlamentar caruaruense foi recebido com tapete vermelho pelos dois líderes partidários, que além de integrarem a base da governadora Raquel Lyra (PSDB), também devem marchar com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) em Caruaru.
Empenho – O ex-deputado Erick Lessa não desistiu do PP. Ele revelou que vai dialogar com o presidente municipal da legenda, vereador Anderson Correia, e com o presidente estadual, deputado Eduardo da Fonte, com o intuito de encarar mais uma disputa majoritária pela legenda. Entretanto, a coluna apurou que o partido em Caruaru subirá no palanque de quem a governadora Raquel Lyra (PSDB) indicar.
Curtas
Encontro – Nesta sexta (13), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e o vice de Toritama, Romerinho Leal (PSDB), discutiram ações para os dois municípios, incluindo a Vila Canaã, que separa as duas cidades.
Antecipação – A declaração de Gilberto Kassab de que o PSD deve ter candidato a presidente em 2026, pode afastar a governadora Raquel Lyra (PSDB) da legenda. O movimento também atinge André de Paula.