Com a pré-candidatura a prefeito de Caruaru lançada, o ex-deputado Erick Lessa que disputou duas eleições municipais contra a atual governadora Raquel Lyra (PSDB), mudou de maneira significativa seu discurso em relação à chefe do Executivo estadual, ao ponto de passar a considerar um apoio dela na cidade no próximo ano: “apoio não se rejeita. Apoio se recebe com muita alegria”.
A declaração de Lessa foi dada ao Cultura Entrevista – Cenário Político, logo após este colunista questionar o delegado sobre como ele se portaria, caso Raquel declarasse apoio a sua possível candidatura, tendo em vista que o PP, legenda em que Erick disputou três eleições, está dentro do arco de alianças da governadora no Governo do Estado.
Na tentativa de mais uma vez se projetar eleitoralmente, Lessa ajustou seu discurso em relação aos pleitos anteriores e tem se mostrado muito mais aberto ao diálogo do que antes, tanto que já foi à mesa com alguns atores políticos do campo de oposição na cidade, o que pode ser entendido como um aprendizado após o recado das urnas em 2022.
Apesar de ainda possuir um capital eleitoral considerável, pesa contra o ex-parlamentar o fato de estar exercendo sua atividade profissional fora de Caruaru. Lessa também precisa ter a garantia de algum partido, caso o PP rejeite sua proposta majoritária. Além disso, apesar de não cogitar disputar uma vaga na Câmara Municipal, é prematuro descartar dessa hipótese diante do cenário posto.
Centrando fogo – As frequentes críticas do ex-deputado Erick Lessa (PP) à postura dos vereadores de Caruaru levam a acreditar que o delegado está de olho em uma das vagas do Poder Legislativo no município. As condições de uma pré-candidatura ao Executivo é que devem balizar essa definição.
Dobradinha – Apesar de não ter cravado uma aliança com o deputado Fernando Rodolfo (PL) para a eleição municipal do próximo ano, Erick Lessa (PP) projetou uma dobradinha com o parlamentar federal para 2026. O delegado, inclusive, indicou recentemente um aliado seu para o gabinete de Rodolfo.
Azeitando a base – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que está de malas prontas para o Republicanos, reúne, em um almoço neste sábado (9), os vereadores que integram a base governista da Câmara. O encontro, além de discutir 2024, servirá como uma espécie de confraternização.
Largada – Ao lado de deputados federais e estaduais, incluindo o seu marido, o primeiro-secretário da Alepe, Gustavo Gouveia (SD), a empresária Eduarda Gouveia realizou um grande ato político em Carpina, visando o pleito municipal de 2024. Recentemente, ela esteve em Brasília buscando apoio de partidos.
Tradição – Ao longo da semana, diversos políticos subiram o Morro da Conceição numa demonstração de fé e devoção. A agenda religiosa também serve como teste de popularidade entre os recifenses. Ontem (7), foi a vez do prefeito João Campos (PSB). Hoje (8), da governadora Raquel Lyra (PSDB).