Com a retirada das pré-candidaturas de Leo Bulhões e Rosa Amorim, ambos do PT, dois nomes já foram eliminados na bolsa de apostas para o pleito deste ano em Caruaru. Por meio de uma solicitação do presidente Lula, a legenda vai oficializar na próxima semana o apoio a Zé Queiroz (PDT), que tenta retornar ao comando do Executivo municipal.
Em conversa com a coluna, o presidente estadual do PT e deputado Doriel Barros, revelou que a adesão da legenda ao projeto do pedetista não foi condicionado a nenhuma exigência sobre a vice na chapa. Entretanto, o dirigente petista espera que a formação represente o projeto encabeçado pelo chefe da nação.
Perto de anunciar a filiação do ex-deputado Erick Lessa, o Republicanos trabalha para ficar com a vice de Zé, o que na prática já seria um candidato a menos na disputa. O cenário posto aponta para uma polarização entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que também segue fortalecendo seu palanque e Queiroz, que trabalha para unir a oposição.
Sinalização – Há algumas semanas que integrantes das mais variadas alas do PT já davam como certo o apoio da legenda ao ex-deputado Zé Queiroz (PDT). O discurso de Leo Bulhões, um dos pré-candidatos da legenda petista em um recente evento político, praticamente antecipou que era questão de tempo para que essa decisão fosse anunciada.
Terceira via – Sem o apoio de Raquel Lyra (PSDB) e abraçado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Fernando Rodolfo (PL) busca se consolidar como alternativa em meio a essa polarização, mas não será uma tarefa fácil. Sua participação no pleito municipal é vista como um espaço de visibilidade para garantir um novo mandato de federal em 2026.
Força máxima – O ato de filiação do Podemos em Caruaru, que na prática foi o primeiro evento de pré-campanha de Rodrigo Pinheiro (PSDB), serviu para expressar que o tucano não está para brincadeira. O local reservado para o encontro ficou lotado de aliados e apoiadores. Um esquenta para o grande ato que vem sendo programado com a participação da governadora Raquel Lyra (PSDB) no domingo (17).
Escolhido – Enquanto o PCdoB não lança o nome da ministra Luciana Santos para a disputa em Olinda, o PT, que integra a federação com os comunistas, anunciou, nesta quarta (13), a pré-candidatura do vereador Vinicius Castello a prefeito da cidade. A resolução foi aprovada por unanimidade pelo diretório municipal.
Cerimônia – Visto como um possível nome para a vice de João Campos (PSB) com o aval do senador Humberto Costa (PT), o deputado federal Carlos Veras (PT) recebe, hoje à noite, o título de cidadão recifense. A proposta foi da vereadora Liana Cirne (PT) que num eventual afastamento de Veras, sairia da suplência e seria alçada a deputada federal no lugar dele.
Parceria contínua – O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), tem participado de diversas agendas e entrevistas, atuando como o principal cabo eleitoral de Simão Durando (UB) na Capital do Sertão. O atual gestor, que de forma independente conquista mais de 70% da aprovação dos petrolinenses, tem contado com o empenho irrestrito do ex-companheiro de chapa para fortalecer sua pré-candidatura à reeleição.
Focado – Secretário de Criança e Juventude de Pernambuco, Ismênio Bezerra começou a responder de forma efetiva pela pasta recentemente, devido aos trâmites de criação da nova secretaria que precisou da abertura de um novo CNPJ. Entre os principais objetivos está a diminuição do número de pessoas em situação de rua, algo presente em todo o estado, principalmente na RMR, uma luta pessoal do pedetista.