Principais nomes na disputa em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o seu principal adversário, Zé Queiroz (PDT), devem usar estratégias distintas na escolha da chapa para o Executivo municipal. Enquanto o tucano pretende adotar uma solução “caseira”, o pedetista tem uma série de pretendentes.
De acordo com aliados de Rodrigo, o gestor quer uma mulher como vice e deve buscar esse nome dentro do seu grupo político, podendo escolher uma de suas secretárias, o que seria uma aposta em alguém de fora dos clãs que já passaram pelo Palácio Jaime Nejaim.
Já Queiroz tem um leque de opções, mas só deve dar indicativos sobre quem será seu companheiro de chapa no período das convenções, para não dispersar a base e os apoios já recebidos. Ele tem como alternativa o também ex-deputado Delegado Lessa (Republicanos), Raffiê Dellon (UB) e Leo Bulhões, presidente municipal do PT.
Além de todos esses personagens já mencionados, existe ainda o presidente do MDB Caruaru, Tonynho Rodrigues, que no último sábado (30) se reuniu com Rodrigo Pinheiro. No momento, a chance de que ele seja vice do tucano é bastante remota, revelaram fontes, mas é algo que não está descartado, a depender da conjuntura política.
Afastamento – Por ser ordenador de despesas, o empresário Tonynho Rodrigues vai se desincompatibilizar da direção de Marketing da Empetur para tentar viabilizar seu nome em Caruaru. Ainda não se sabe em qual posição o emedebista deve jogar no pleito deste ano, mas a previsão é que siga com a pré-candidatura a prefeito até a convenção.
Largada – No último sábado (30), a deputada Débora Almeida (PSDB) reuniu dezenas de aliados para receber o presidente estadual do seu partido, o empresário Fred Loyo. O encontro, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Cícero Moraes, e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo, serviu para oficializar o nome de Zé Almeida para a disputa municipal.
Reta final – Encerra nesta sexta (5), às 23h59, o prazo para quem deseja mudar de partido e concorrer ao Executivo ou Legislativo municipal em 2024. Algumas legendas já realizaram atos de filiação, a exemplo do PSD em Olinda, MDB no Recife e PSDB em Caruaru, mas até a data final, surpresas são esperadas ao longo da semana.
Ditadura – Por autoria do deputado estadual Waldemar Borges (PSB), a Alepe realiza, nesta segunda (1º), uma reunião solene em homenagem aos que lutaram contra o golpe militar de 1964, que completou 60 anos ontem (31). “É preciso que as futuras gerações tenham conhecimento das atrocidades cometidas no Brasil”, disse o parlamentar.
Decisão – A Assembleia deve se posicionar nesta segunda (1º) sobre o pedido do líder do União Brasil na Casa, Romero Sales Filho, em relação à substituição de Romero Albuquerque por Socorro Pimentel na CCLJ. Como a solicitação foi feita na véspera do feriado, o jurídico da Alepe ainda não teve tempo para discutir a legalidade do ato.