Por meio de uma proposta de emenda à lei orgânica, a Câmara do Recife aprovou recentemente um projeto do Executivo que altera a linha sucessória na capital pernambucana, permitindo que o chefe do Judiciário possa assumir o comando do governo municipal nas ausências do prefeito, vice e do presidente do Poder Legislativo.
Com a medida já em vigor, João Campos (PSB) transmitiu, nesta sexta (5), o cargo de prefeito para o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, que segue no comando da Prefeitura do Recife até terça (9). Essa é a primeira vez que um chefe do TJ assume o comando de uma capital no Brasil.
Uma das primeiras medidas do desembargador ontem foi agilizar o leilão do Edifício Holiday, que deve ocorrer entre dois e três meses. O processo vem se arrastando e os antigos moradores esperam por uma solução há anos. Com um perfil conciliador, as ações de Paes Barreto à frente do TJPE vêm sendo bastante elogiadas, fazendo história à frente de dois poderes em um tempo curto.
Afago – Apesar de não poder falar abertamente sobre eleições, por se tratar de um evento institucional, o presidente Lula fez, em diversos momentos, todos os sinais possíveis para exaltar a figura do prefeito João Campos (PSB), durante a assinatura de autorização para obras de encostas. O petista falou sobre a importância das “pequenas obras”, que são as que o povo vê e ainda aconselhou o gestor a inaugurar tudo o que puder até o pleito municipal.
Aliado – Durante a filiação de Daniel Coelho ao PSD, o ministro André de Paula, fez uma forte defesa do governo Raquel, citando diversas ações, destacando o Bilhete Único e o polêmico projeto das faixas salariais. Ele ainda criticou a oposição, que segundo ele, chegou a prometer o fim das faixas, mas não cumpriu. “Eu tenho um orgulho enorme de estar ao seu lado nesse desafio, sob sua liderança”, disse.
Esticada – Em Boston, nos Estados Unidos, para participar da 10° edição do Brazil Conference, na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai estender seus dias fora de Pernambuco para agenda pessoal acompanhada dos filhos, permanecendo no país até 13 de abril.
Frente ampla – Mesmo na oposição, o ex-deputado José Queiroz (PDT) terá o maior tempo de rádio e TV no programa eleitoral. Ele conta com partidos de peso no seu palanque e a chegada do União Brasil dará ao pedetista essa condição. O pré-candidato ainda luta para ter o apoio integral da federação formada por PSOL e Rede.
Indecisão – Após ter se filiado ao PDT na última quinta (4), o vereador de Caruaru, Mano do Som, fez contato ontem (5) com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), buscando, mais uma vez, viabilidade para disputar a reeleição pelo Avante. O fim da janela partidária para detentores de mandato encerrou nesta sexta, às 23h59.