Era previsível que os votos dos deputados André Ferreira, Coronel Meira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico, todos do PL, pela libertação do deputado Chiquinho Brazão (sem partido), causasse um desgaste para os parlamentares bolsonaristas, considerando a repercussão do caso.
Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Na época, Brazão também atuava enquanto vereador na capital fluminense. O que foi alegado no plenário é que a prisão preventiva pode gerar um precedente para outros parlamentares, superando assim o argumento do foro privilegiado.
A posição contrária desses quatro nomes, que junto a outros 125 deputados foram estimulados por suas bancadas a seguirem esse caminho, pode virar munição para os opositores nas eleições municipais deste ano, principalmente para quem vai concorrer a alguma prefeitura, como é o caso de Rodolfo.
A esquerda tem se mobilizado compartilhando imagens com os rostos dos parlamentares, dando luz aos votos deles pela soltura de Brazão. Entretanto, o efeito dessas críticas não tem reverberado junto ao eleitorado bolsonarista que comunga dos mesmos pensamentos e bate continência para todo e qualquer feito dos seus líderes.
Reforço – Clivia Menezes, que até pouco tempo era presidente do União Brasil Mulher de Caruaru, deixou o partido e ingressou no PDT, a convite do pré-candidato a prefeito de Caruaru, Zé Queiroz (PDT). Além disso, ela lançou sua pré-candidatura a vereadora. Vale ressaltar que a assistente social disputou a eleição passada pelo PSL e recebeu 475 votos.
Medida – Depois de ser preso nesta quinta (11), após denúncia de estupro, o ex-presidente do PTB em Pernambuco, Rodrigo Carvalheira, foi expulso da legenda. A decisão partiu da executiva nacional do partido, que recentemente oficializou fusão com o Patriota e passou a ser chamar PRD. Ele chegou a ensaiar uma candidatura a vereador do Recife.
Atuação – Um dos principais defensores da pauta da inclusão, o deputado estadual William Brigido (Republicanos) fez questão de divulgar as ações realizadas nesta quinta (11) e sexta (12), na Alepe, voltadas para crianças no espectro autista. O parlamentar é autor de seis projetos que promovem políticas públicas que beneficiam autistas e seus familiares.
Parceria – Aliado fiel do deputado federal Felipe Carreras (PSB), o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), fez questão de registrar os investimentos no valor de aproximadamente R$ 13 milhões oriundos de emendas do parlamentar através da Codevasf. Ao lado do superintendente da companhia, Gustavo Melo, o socialista celebrou a chegada dos recursos para pavimentação.
Missão internacional – Presidente do União Brasil no Recife, o deputado Mendonça Filho participa, nos Estados Unidos, da Brazil at Silicon Valley, onde o destaque é a aplicação da inteligência artificial nas áreas de saúde e educação. Mendoncinha tem uma relação direta com a pauta, já que comandou o MEC durante o governo Michel Temer.