Como o Blog Cenário noticiou em primeira mão na última quarta (1º), o Governo do Estado nomeou uma enfermeira para a coordenação regional do Núcleo de Apoio às Famílias das Crianças com Microcefalia. O ato publicado no Diario Oficial aconteceu dois dias após audiência pública realizada sobre o tema na Alepe.
O descaso do governo Raquel Lyra com a não realização das cirurgias deste público ganhou grande repercussão em todo o Estado, após os deputados darem visibilidade à situação. Embora governe de costas para a Alepe, igual fez com o Legislativo em Caruaru quando foi prefeita da cidade, o caso amoleceu o coração da tucana que resolveu fazer o aceno.
A nomeação é considerada pequena, diante do tamanho do problema enfrentado na saúde pelas 138 famílias, mas um alento para quem não tinha respostas sobre as demandas. Essa é mais uma prova da importância que é os dois poderes caminharem sintonizados. Que o exemplo fique para outras situações e que o espaço para o diálogo prevaleça.
Troca – Nos últimos dias chegou a ser ventilado que a governadora Raquel Lyra (PSDB) daria sequência às mudanças realizadas em espaços estratégicos e anunciaria o novo presidente do Detran até ontem (3). No entanto, não aconteceu. Imprevisível que é, fazer qualquer tipo de antecipação ou prognóstico sobre suas movimentações é tempo perdido.
Resistência – Apesar da direção local da federação composta pelos partidos PSOL-Rede definirem pelo nome da deputada Dani Portela como candidata a prefeita do Recife, o deputado Túlio Gadêlha, que também deseja disputar o Executivo, não jogou a toalha. Ele afirma que a decisão sairá da nacional.
Projetos distintos – Enquanto Dani Portela (PSOL) lidera a bancada de oposição ao governo estadual na Alepe, o deputado Túlio Gadêlha (Rede) está bastante alinhado com a governadora Raquel Lyra (PSDB), chegando ao ponto do parlamentar ser apontado como “plano b” da tucana no Recife.
Tempo perdido – De nada vai adiantar a pressão que vem sendo feita pelo PT para obter a vice de João Campos (PSB) na chapa encabeçada pelo socialista. Os petistas erraram feio na estratégia e se perderam no tempo. Uma fonte revelou à coluna que o presidente Lula já está ciente de que o prefeito ofertará o espaço a outra legenda.
Eleição quente – Se a então prefeita Raquel Lyra (PSDB) conquistou fácil a reeleição em 2020, o pleito deste ano em Caruaru promete ser bastante acirrado. O período de pré-campanha vem dando o tom de como será este ano, com troca de farpas entre os representantes dos grupos políticos nos veículos de imprensa da cidade e nas redes sociais.