Sem o apoio da direção estadual do seu partido para disputar a Prefeitura de Serra Talhada este ano, o deputado Luciano Duque (SD) bateu o martelo sobre a pré-candidatura para o Executivo municipal e seguirá com o propósito de se apresentar como opção até a última instância. As razões serão explicadas por ele numa coletiva convocada para esta manhã.
Ex-prefeito da Capital do Xaxado por dois mandatos e responsável por lançar a atual gestora, Márcia Conrado (PT) na política, Luciano não conta com o apoio de Marília Arraes e esse elemento faz toda a diferença. O afastamento entre eles ocorreu logo depois do pleito de 2022. Em seguida, Duque fez gestos de aproximação com a governadora Raquel Lyra (PSDB), o que implodiu de vez a relação com a ex-deputada.
O que se diz em Serra Talhada é que Marília vai aderir de vez ao projeto de reeleição de Márcia, indicando, inclusive, um nome para compor o primeiro escalão. Embora exerça uma forte liderança no município, Duque vai para o sacrifício praticamente isolado, já que a ex-presidente da Amupe conseguiu montar um palanque extenso e plural, reunindo nomes de expressão estadual e até nacional.
Cobrança – Em entrevista ao Blog Cenário, a senadora Teresa Leitão (PT) avaliou que houve momentos mais difíceis na relação com o governo Raquel Lyra, principalmente quando ela ameaçou judicializar a greve deflagrada pelo Sintepe, mas, considera que existiu diálogo em temas pontuais. Entretanto, a petista chamou atenção para o cumprimento do piso salarial e o Plano de Cargos e Carreiras, que não foram aplicados.
Sem antecipação – Principal estrategista da pré-campanha de Zé Queiroz (PDT) em Caruaru, o ex-deputado Wolney Queiroz afirmou que não há qualquer intenção de estadualizar a eleição em Caruaru, antecipando o embate que pode acontecer entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito João Campos (PSB). De acordo com ele, não existe nenhuma pretensão de combater a tucana.
Estratégia – Pré-candidato a prefeito de Caruaru e presidente do PL na cidade, o deputado Fernando Rodolfo acredita que o seu partido tem potencial para eleger dois vereadores no município. O principal fator considerado por ele é o fortalecimento do número da legenda, que segue bastante ativo na cabeça dos eleitores.
Avanços – Líder do PSDB na Alepe, a deputada Débora Almeida recebe, nesta sexta (24), em São Bento do Una, a governadora Raquel Lyra (PSDB). Na ocasião, a gestora estadual inaugura o Mercado da Carne Dr. Altino Soares da Rocha e autoriza a implantação da nova fase da Adutora do Agreste, que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas.
Resolução – Durante reunião online do Colegiado Nacional da Federação entre PSDB e Cidadania para definir os membros para o biênio 2024-2026, que começa na próxima segunda (27), ficou estabelecido que o tucano Marconi Perillo será o novo presidente do colegiado. A governadora Raquel Lyra (PSDB) também fará parte enquanto membro.